Departamento de Comunicação da UEPB lança novo curso de extensão

A partir desta quinta-feira (14), o curso "Produção em documentário" será promovido pelo Decom da Instituição.

Da Redação
Com Secom-PB

Dar familiaridade à produção de um documentário e instigar os alunos a produzirem neste formato são alguns dos objetivos do mais novo curso de extensão oferecido pelo Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Através de sua Coordenadoria de Extensão, o DECOM promove, a partir desta quinta-feira (14), o curso "Produção em documentário".

De acordo com o professor de Comunicação Social da UEPB, Luiz Custódio, idealizador da atividade, o curso foi pensado e desenvolvido para reforçar a realização de novas produções dos alunos em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Antes, os trabalhos finais só poderiam ser entregues em formatos monográficos. Contudo, com a nova resolução da UEPB, tais obras podem ser desenvolvidas em diversas formas, inclusive produtos midiáticos, como o documentário”, explicou Custódio.

Ministrada pelo jornalista e cineasta André da Costa Pinto, a atividade é voltada especialmente para alunos de Comunicação Social, porém aberta ao público em geral. Estão sendo oferecidas 50 vagas e as inscrições podem ser efetuadas de forma gratuita até o primeiro dia de aula.

No curso, a metodologia será focada nos debates e exercícios realizados em sala de aula, utilizando-se de bibliografias e apostilas; exposição de documentários de curta, média e longa-metragem; aulas práticas de produção e realização de documentários como TCC.

Segundo André da Costa, o professor Custódio teve esta ideia a partir de uma demanda do curso e dos próprios alunos, advinda da mudança no formato do TCC. “Os estudantes tinham especial dificuldade na parte técnica da produção de um documentário. Dúvidas sobre como começar, como captar recursos e encontravam obstáculos para encontrar quem os orientasse nessa área”, apontou.

“O curso irá trabalhar todas as etapas da realização de um documentário, da pré-produção à finalização”, disse André, que tem em seu currículo a autoria dos documentários "À minha amiga: um breve relato sobre nós" (2010), "Amanda e Monick" (2008), "A encomenda do bicho medonho" (2006) e "Da rapadura ao berço da cultura" (2005).

Com os curtas "Amanda e Monick" e "A encomenda do bicho medonho", o cineasta já participou dos principais festivais de cinema do país, conquistando mais de dez prêmios na categoria de melhor filme, entre outros.

O curso ocorrerá todas as terças e quintas-feiras, das 14 às 17h, na Sala das Eletivas, prédio de Comunicação Social da UEPB, bairro São José, Campina Grande, e terá duração de três meses. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone: (83) 3310-9745.