Primeiro dia de provas do Enem não apresenta surpresas na PB

As provas vão ser liberadas na próxima segunda-feira (8), já o gabarito sai na terça. Na Paraíba cerca de 95 mil alunos estavam aptos a fazer a prova.

Da Redação

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu hoje e contou com a participação de aproximadamente 95 mil alunos na Paraíba. Apesar de algumas restrições terem sido confirmadas e divulgadas já na última semana antes da prova, a coordenação do exame aqui na Paraíba garantiu que houve tranquilidade durante as provas.

Nenhum balanço oficial sobre o número de faltosos ou de pessoas que chegaram atrasadas, e por isso não puderam fazer as provas, foi divulgado. Segundo a assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC responsável pelo Enem, essas informações só devem ser comunicadas na próxima segunda-feira (8), após a conclusão da avaliação e balanço de todo processo.

Segundo a coordenadora do Enem na Paraíba, a professora Iara Andrade, também ficou para segunda a liberação e divulgação das provas na internet. Já na terça-feira deve ser disponibilizado o gabarito das provas.

Para o coordenador de logística do exame aqui no Estado, José Martins “a expectativa é de que neste domingo o Enem mantenha a mesma tranquilidade que foi hoje, quando nos não tivemos nenhum problema sério em qualquer parte do Estado”.

Orientações



Apenas canetas pretas de corpo transparente serão aceitas. As provas começam ao meio dia no horário local e os locais de prova abrem uma hora antes. A isto se soma a proibição de telefones celulares, pagers, headphones e qualquer outro aparelho eletrônico. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, as regras são necessárias por questões de segurança.