IBGE revela queda no número de matrículas em escolas na Paraíba

Dados são preliminares e se baseiam no IBGE. Outros estudos mais aprofundados devem ser apresentados em breve. Secretário de Educação vê como tendência a queda nas matrículas.

Da Redação

Durante o ano de 2010 as escolas na Paraíba realizaram 905.605 matrículas. O número é 0,3% menor que em 2009, quando foram registradas mais 2.512 matrículas. A queda foi maior se comparada ao ano de 2008, quando 937.439 crianças, adolescentes, jovens e adultos iniciaram o ano letivo em sala de aula. Comparado a esse último ano, a dferença foi de menos 31.834 alunos na escola.

Os dados do Censo Escolar 2010 foram divulgados nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União e apresenta dados referentes à matricula inicial em creches, pré-escolas, ensino fundamental, médio, regular e na educação de jovens e adultos nas redes pública estadual e municipal.

Também houve queda no número de matrículas total do país. Esse ano a soma chega a 42, 9 milhões, enquanto que em 2009 foi de 45,9 mi. Outros detalhes sobre a realidade da educação no país ainda não foram divulgados, mas devem trazer números relativos a quantidade de unidades escolares e a comparação entre os rendimentos dos estudantes das redes pública e privada.

Segundo o secretário de educação do Estado, Sales Gaudêncio, "essa queda não pode ser encarada de forma negativa. Ela é uma tendência nacional e que se deve a fatores como diminuição das famílias, por exemplo". Entretanto, o secretário também disse que a evasão é outro fator, relacionado a dificuldade de acesso à escolas na zona rural etc,  e que deve ser combatido.