euQfiz é tema de discussão em encontro na UEPB

Canal de participação do Paraíba1 será abordado em mesa redonda sobre "jornalismo nas redes sociais" no I Ciclo de Debates em Comunicação e Jornalismo Contemporâneo.

Da Redação
Com Assessoria

O euQfiz, canal de participação para o público do Paraíba1, será um dos temas de uma mesa redonda que aborda o jornalismo nas redes sociais no I Ciclo de Debates em Comunicação e Jornalismo Contemporâneos, na UEPB. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira (14) no Departamento de Comunicação da Instituição. Quem vai expôr o tema é o coordenador de Mídias Digitais da Rede Paraíba de Comunicação, Ricardo Oliveira.

A mesa-redonda começa às 20h e também contará com a participação do professor da UFPB, Claudio Cardoso Paiva, abordando o tema “As mídias abertas da América Latina e do mundo”, do professor da UEPB, Fernando Firmino da Silva, com “Tecnologias móveis e jornalismo”, da professora da UEPB, Águeda Miranda Cabral, com “TV digital, construção do real e mediadores públicos” e da professora da UEPB e Facisa, Patrícia Rios, com “A contribuição do Jornalismo Científico nas Redes Digitais”.

Clique e conheça o euQfiz

Faça sua inscrição para o encontro

O tema central do evento será Cibercultura, Teorias e a Comunicação em Redes Digitais. A conferência de abertura, às 9h30, será com o Professor da UFBA, Dr. André Lemos. Às 11h30 ocorrerá o lançamento de três livros do conferencista: “Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea”, “O futuro da Internet”, “Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil”.

Das 14 às 17h ocorrerão simultaneamente quatro oficinas voltadas para estudantes e profissionais de jornalismo, arte e mídia, publicidade e propaganda e áreas afins. As vagas serão limitadas.

Às 19h, será lançado o novo projeto do Departamento de Comunicação Social, o portal “Repórter Universitário”, que visa acolher a produção multimídia de alunos e professores e servir como ambiente de divulgação de eventos, seleções de professores, trabalhos de extensão e o noticiário referente ao jornalismo. Às 19h30 ocorrerá a segunda sessão de lançamento de livros.

Confira a programação completa:

9h30
Conferência de abertura: Comunicação, Cibercultura e Teoria Ator-Rede
– Prof. Dr. André Lemos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

11h30
Lançamento de livros

“O futuro da Internet” (André Lemos e Pierre Lévy), “Cibercultura: Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea” (André Lemos), “Comunicação e Mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil” (André Lemos e Fábio Josgrilberg).

14h às 17h
Oficinas

– Jornalismo Digital e infografia (Adriana Alves Rodrigues);
– A fotografia digital como registro do cotidiano (Hipólito Lucena);
– Computação gráfica 3D para mídias e entretenimento (Hélio Meireles);
– Videografia básica para novas mídias” (Emerson Saraiva).

19h00
Lançamento do portal Repórter Universitário, novo projeto de extensão do DECOM/UEPB

19h30
Lançamento de livros

“Metamorfoses Jornalísticas II: a reconfiguração da forma” (Demétrio de Azeredo Soster e Fernando Firmino da Silva), “Dionísio na idade mídia: estética e sociedade na ficção televisiva seriada” (Cláudio Paiva), “Afrodite no Ciberespaço: a era das convergências” (Claudio Paiva, Marina Magalhães e Allysson Viana Martins), “Produção e colaboração no jornalismo digital” (Carla Schwingel e Carlos Zanotti).

20h00
Mesa Redonda: o jornalismo em redes digitais

– Mediação da Participação do Público: o caso Eu q Fiz (Ricardo Oliveira, coordenador de mídias digitais da Rede Paraíba de Comunicação);
– As mídias abertas da América Latina e do mundo (Claudio Cardoso Paiva, prof. UFPB);
– Tecnologias móveis e jornalismo (Fernando Firmino da Silva, prof. UEPB);
– TV digital, construção do real e mediadores públicos (Águeda Miranda Cabral, profa. UEPB);
– A contribuição do Jornalismo Científico nas Redes Digitais (Patrícia Rios, profa. UEPB/FACISA).