Regras do Enade serão alteradas

Anúncio foi feito pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem que o governo irá mudar algumas regras do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para que não seja permitido “procedimento que não assegure a efetiva avaliação dos alunos”. A prova será aplicada – já este ano – também aos alunos do penúltimo semestre (antes o exame era restrito aos formandos).

A decisão vem após a divulgação de denúncias encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) sobre uma possível manipulação da participação dos alunos no Enade por parte da Universidade Paulista (Unip). A faculdade supostamente reteria os “maus alunos” no penúltimo semestre para que eles não fossem inscritos no Enade. Assim, só os alunos mais preparados participariam da avaliação, elevando as notas dos cursos. O MEC solicitou que a instituição encaminhe todas as informações para investigação.

A Unip nega qualquer tipo de manobra ou irregularidade na inscrição dos alunos. O Enade é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a estudantes concluintes e ingressantes de cursos superiores de universidades públicas e particulares.

Na Paraíba, em 2011, 5.597 universitários (sendo 2.409 deles só em Campina Grande e 1.703 em João Pessoa) foram ‘convocados’ para a avaliação. No entanto, conforme informações do Inep, 959 concluintes regulares de cursos no Estado não realizaram o Enade.