Estudantes de baixa renda que moram em JP podem receber auxílio da prefeitura

Inscrições serão realizadas entre os dias 6 e 17 de abril. Confira os critérios e quem está apto a participar do programa.

Estudantes universitários de baixa renda que residem em João Pessoa poderão receber uma bolsa de estudos para custear despesas como passagens, xerox, alimentação e livros. O valor, a ser custeado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, faz parte do programa Bolsa Universitária, lançado nesta terça-feira (17).

O valor da bolsa é de R$ 131 (1/6 do salário mínimo) para beneficiários do programa Bolsa Família e R$ 262 (1/3 do salário mínimo) para quem não recebe o auxílio. Para ter direto à bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado em instituições de ensino de nível superior (pública ou privada) e inserido no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal.

Serão disponibilizadas 200 bolsas, distribuídas aos estudantes ao longo de todo o curso de graduação; 5% das vagas serão destinadas, preferencialmente, para portadores de necessidades especiais.

Inscrições

Os alunos interessados devem comparecer à sede do programa Bolsa Família, na Avenida Pedro I, 849, Centro, no período de 6 a 17 de abril para efetuar a inscrição. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h. Por dia serão distribuídas 100 fichas, sendo 50 no turno da manhã e 50 no período da tarde.

O estudante deve portar xerox e originais Número de Inscrição Social (NIS) – que pode ser tirado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou nos Centros de Referência Comunitários (CRC’s) – RG; CPF; comprovante de residência; histórico universitário (com carimbo) e comprovante de renda pessoal ou familiar. O aluno não pode ter concluído nenhum curso de nível superior nem receber outro benefício à graduação (iniciação científica, projetos de extensão, etc.).

Semestralmente, os beneficiários do Bolsa Universitária deverão apresentar histórico que comprove sua situação escolar. O desempenho do aluno será avaliado para a permanência no programa.