Inscrições para o Fies começam na próxima segunda-feira

Candidatos devem se inscrever apenas pela internet até o dia 6 de agosto.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre começam na próxima segunda-feira e se estendem até o dia 6 de agosto.

Para participar, os candidatos devem se inscrever apenas pela internet, no site da seleção do programa. Não há cobrança de taxas e as instituições de ensino superior devem garantir acesso gratuito à internet para inscrição dos candidatos.

Podem participar as pessoas que ainda não tenham concluído o ensino superior, tenham obtido média acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota superior a zero na redação, além de possuir renda familiar per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 1.970).

As regras estão em edital publicado ontem no Diário Oficial da União. Ao todo, o Ministério da Educação vai ofertar 61,5 mil novas vagas nesse processo de seleção.

Os estudantes contemplados nesse novo processo serão os primeiros submetidos a novas normas do programa de financiamento estudantil, como juros de 6,5% (que eram de 3,4%) e prazo menor para amortizar a dívida, que agora passa a ser de três vezes a duração do curso.

Ao contrário de outros processos de seleção, como o Sisu (vagas em instituições públicas), o candidato ao Fies poderá indicar apenas um único curso e turno de graduação. Ao longo do período de inscrição, o estudante poderá alterar sua opção de vaga.

RESULTADO

De acordo com o edital, o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto. Na mesma data, será divulgada uma lista de espera, para o caso de disponibilidade de vagas após a rodada de oferta.

Segundo o edital, a escolha dos estudantes no site da seleção do Fies "assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies".
Assim, o candidato selecionado tem entre os dias 13 e 22 de agosto para acessar o site do Fies e concluir a contratação do financiamento.