Inep oferece conteúdo gratuito para estudantes que vão fazer o Encceja

O Encceja funciona como um supletivo, mas há diferenças. Provas, que acontecem no dia 29 de agosto, são para certificação do ensino fundamental e médio.

Foto: Divulgação
resultado
Foto: Divulgação

Apostilas para estudo estão sendo disponibilizadas gratuitamente para pessoas que têm o interesse em receber o certificado do ensino fundamental ou médio, através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O conteúdo, além das provas de anos anteriores, podem ser encontrado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Encceja funciona como um supletivo, mas há diferenças

De acordo com a instituição, as provas do Encceja acontecem no dia 29 de agosto e têm como objetivo ajudar quem não concluiu os estudos na idade apropriada. Os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

O exame estava inicialmente marcado para o dia 25 de abril, mas foi adiado devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no Brasil. Os gabaritos das provas deverão ser divulgados no dia 1º de setembro.

Para obter a certificação do ensino fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos de idade completos no dia do exame. Já para quem quer a certificação do ensino médio, é preciso ter pelo menos 18 anos completos.

Ao todo 1,6 milhão de participantes estão confirmados. Segundo o Inpe, o exame oferece parâmetros para autoavaliação que podem orientar os inscritos na continuidade da formação e na colocação no mercado de trabalho. Possibilita, também, que os gestores educacionais utilizem esses dados para entender o cenário educacional e evitar que estudantes se atrasem na formação ou mesmo que abandonem os estudos.

Para certificação de ensino fundamental:

Aqueles que desejam obter a certificação do ensino fundamental farão provas de ciências naturais e matemática pela manhã e de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia, no período da tarde.

Para certificação de ensino médio:

Os que desejam um certificado do ensino médio responderão a questões de ciências da natureza e matemática pela manhã e linguagens, redação e ciências humanas à tarde. Para fazer essas provas.