Compromisso com infância e adolescência: 62 municípios da Paraíba ainda não aderiram ao Selo Unicef e prazo acaba domingo

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

Compromisso com infância e adolescência: 62 municípios da Paraíba ainda não aderiram ao Selo Unicef e prazo acaba domingo

Na Paraíba, há 217 municípios aptos a aderir ao Selo Unicef. Ao fazer isso, a gestão assume o compromisso em manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.

Deste total, 155 já assinaram o termo de adesão, mas ainda faltam 62 cidades paraibanas aderirem à iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A ideia é estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes que vivem nos municípios localizados nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Participação gratuita 

A participação dos municípios é gratuita e deve ser feita no site www.selounicef.org.br. Ao aderir à iniciativa, os municípios passam a contar, ao longo de quatro anos, com o apoio do UNICEF e de seus parceiros implementadores.

O objetivo é o fortalecimento da gestão local na implementação de políticas públicas, no desenvolvimento de capacidades de gestores e técnicos municipais.

Além de promoção da mobilização social, incentivando a avaliação e o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência.

Nesta edição, o suporte técnico ao enfrentamento da pandemia de covid-19 para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias será uma prioridade.

“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. É no município que as crianças nascem, crescem e se desenvolvem e as políticas públicas se tornam realidade, trazendo mudanças concretas na vida de meninas e meninos. Por isso, é fundamental um esforço amplo e conjunto com foco na infância e adolescência”, ressalta o chefe do UNICEF para o Semiárido, Dennis Larsen.

Um total de 2.311 municípios de 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido estão aptos à iniciativa, que reuniu 1.924 participantes na edição passada.

Parceria

Na Paraíba, a Asserte, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que trabalha em defesa da educação, saúde e assistência, é a parceira implementadora do Selo UNICEF – Edição 2021-2014.

Resultado da Paraíba na edição anterior

Na edição passada do Selo UNICEF, dos 169 municípios paraibanos participantes, 32 receberam a certificação por implementarem avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Na Paraíba, 88% dos munícipios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.

Além disso, muitos municípios investiram em ações voltadas a aqueles estudantes que estavam na escola, em atraso escolar, com risco de evadir.

Ensino Fundamental

No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF na Paraíba, a redução foi maior: 11,5%.

LISTA DO MUNICÍPIOS PARAIBANOS QUE FALTAM ADERIR AO SELO UNICEF
Alagoinha

Araçagi

Arara

Areial

Belém

Bom Sucesso

Brejo dos Santos

Cachoeira dos Índios

Cacimba de Dentro

Cacimbas

Caiçara

Caldas Brandão

Casserengue

Catingueira

Catolé do Rocha

Caturité

Cruz do Espírito Santo

Cuitegi

Diamante

Esperança

Itaporanga

Itapororoca
JacaraúJuarez TávoraLagoa de DentroLastro

Mãe d’Água

Malta

Marcação

Mari

Massaranduba

Mato Grosso

Maturéia

Mulungu

Natuba

Nova Olinda

Nova Palmeira

Passagem

Pedra Branca

Pedro Régis

Pilar

Pirpirituba

Quixaba

Remígio

Riachão

Riachão do Bacamarte

Riachão do Poço

Riacho dos Cavalos

Rio Tinto

Santa Cecília

Santa Rita

Santa Teresinha

Santana de Mangueira

São Domingos

São José de Piranhas

São Miguel de Taipu

Serra Branca

Serra Grande

Sobrado

Sousa

Tavares

Várzea

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo.

Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em www.unicef.org.br e no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Com informações da Asserte