Paraíba lidera ranking nacional de qualidade do ensino remoto durante a pandemia

O Índice de Educação a Distância analisou decretos, protocolos e os gastos em educação de cada estado e deu notas de zero a 10.

Câmara aprova MP que regulamenta ensino domiciliar, conhecido como Homeschooling. Foto: Reprodução/Freepik

A Paraíba ficou em primeiro lugar no ranking nacional que avaliou a qualidade da educação na modalidade remota, durante a pandemia. Para comparar os investimentos na área de 2020 para 2021, a Rede de Pesquisa Solidária buscou decretos, protocolos e gastos em educação de cada estado. Com base nessas informações, criou o Índice de Educação a Distância, na prática, notas de zero a 10. A Paraíba se destacou com nota 8,9. 

Na análise de 2020, a média do país foi baixa: só 2,7. Neste ano, houve avanços e a nota média quase dobrou, passando de 5. As melhores notas do país ficaram entre os estados com maiores orçamentos. A Paraíba foi uma exceção,  tirou a melhor nota do país: 8,9 com condições enxutas. Gastou em tecnologia o dinheiro economizado com o fechamento das escolas.

“Foi se percebendo as necessidades para que o professor pudesse realizar as suas aulas de casa, como que a gente podia melhorar a conectividade do aluno, como você poderia melhorar a questão do acompanhamento dos estudantes via sistema também usando tecnologia”, ressaltou Claudio Furtado, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia do estado.

Apesar do destaque paraibano, o cenário nacional não anima. No estudo, os pesquisadores criticam a falta de atuação do Ministério da Educação na coordenação dos projetos.