Novo Ensino Médio: estudantes poderão escolher priorizar conteúdos

Disciplinas individuais irão se tornar áreas de conhecimento e carga horária total de ensino irá aumentar de 2.400 para 3 mil horas.

(Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo)

O Novo Ensino Médio irá vigorar a partir de 2022 em todo o Brasil, tanto para escolas públicas quanto para as particulares. Com o novo modelo de aprendizagem, os estudantes poderão escolher priorizar conteúdos.

A partir de 2022, a Base Curricular do Ensino Médio não terá mais disciplinas individuais mas será composta pelas seguintes áreas de conhecimento:  

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas.

A carga horária total do ensino médio irá aumentar de 2.400 para 3 mil horas. Ela será dividida com Linguagens e matemática, que continuam obrigatórias nos três anos do ensino médio, e  com os ‘itinerários formativos’, compostos pelos conteúdos optativos de cada estudante.

Os itinerários formativos poderão conter, além das áreas de conhecimento de preferência de cada aluno, formação técnica e profissional. Os itinerários serão optativos em 2022 e só se tornarão obrigatórios em 2023.

Na prática, o aluno terá em sua grade as quatro áreas do conhecimento divididas por ano ou por semestre, a depender da escola, e poderá escolher uma disciplina extra para se aprofundar em uma das áreas ou na formação técnica e profissional.

As escolas terão autonomia para definir quantos e quais itinerários irão ofertar, com determinado número de vagas para cada um destes itinerários. Em uma escola particular de João Pessoa, serão oferecidos dois itinerários: cultura digital e empreendedorismo.

De acordo com o diretor pedagógico, Vilmar Albuquerque, a escola está fazendo investimentos de expansão e não terá ‘surpresas’ em 2022 com a implantação do Novo Ensino Médio. 

Outra novidade do Novo Ensino Médio é o ‘Projeto de Vida’, onde as escolas deverão proporcionar aos estudantes um tipo de orientação, para delinear as aspirações dos jovens e ajudá-los a alcançar os objetivos.

A nova Base Curricular começa com o primeiro ano do ensino médio em 2022, e segue para o segundo ano em 2023 e para o terceiro ano em 2024. 

Sobre o Novo Ensino Médio, a TV Cabo Branco está veiculando, desde a terça-feira (16), no JPB1, uma série explicando o que é este novo modelo e como ele será implementado nas escolas públicas e privadas da Paraíba. A série vai até o dia 18 de novembro.