Cearte-PB tem quase 1,7 mil vagas abertas para cursos gratuitos; veja como se inscrever

Inscrições podem ser feitas pela internet e de forma presencial até o dia 13 de fevereiro.

Foto: Divulgação/Cearte

Estão abertas, até o dia 13 de fevereiro, as matrículas para 75 cursos gratuitos oferecidos pelo Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte-PB). Ao todo, estão sendo ofertadas 1.684 oportunidades distribuídas nas áreas de música, audiovisual, artes visuais, dança, teatro e literatura. A previsão é de que as aulas comecem no fim do próximo mês.

>Clique e veja a lista de todos os cursos ofertados

>Clique e faça a sua matrícula (links disponíveis na página de cada curso)

>Clique e veja o edital 

Em 2022, as atividades da escola voltam a ser presenciais, depois de mais de um ano meio funcionando apenas ensino remoto. Também serão ofertados cursos ministrados totalmente pela internet e híbridos (com 50% das atividades pela internet e 50% presenciais).

Desta vez, não haverá cobrança da taxa de matrícula paga geralmente por semestre, fazendo com que todas as ações do centro sejam ofertadas de forma gratuita.

Matrículas e reserva de vagas

As matrículas nos cursos acontecem podem ser feitas pela internet, no site da Cearte, ou de forma presencial. Podem se inscrever pessoas de todas as faixas etárias, desde bebês recém-nascidos até idosos, observando o perfil definido para cada curso.

Com a nova política de gratuidade nas inscrições, haverá 60% de reserva de vagas para três segmentos: beneficiários do programa Auxílio Brasil, pessoas com deficiência e alunos de escola pública (estadual, municipal e federal).

Veja também  Inscrições no Encceja 2022 começam nesta terça-feira (24); veja quem pode participar

Matrícula pela internet

Para se matricular pela internet é necessário entrar no site da Cearte e acessar a página do curso escolhido.

Matrícula Presencial

Para fazer a matrícula de forma presencial, a pessoa interessada deve se ir até a sede do Cearte-PB, localizado no Grupo Escolar Thomaz Mindello – Praça Aristides Lobo, nº 129, Centro, João Pessoa.

Chegando lá, o uso de máscara é obrigatório e a pessoa deve apresentar cartão de vacina contra Covid-19 para ingressar na escola. As matrículas presenciais vão acontecer de segunda a quinta, das 8h30 às 11h30, no turno da manhã, e das 13h às 16h, pela tarde. Serão distribuídas 50 fichas por turno.

Para se matricular é necessário levar RG, CPF, comprovante de endereço, carteira de vacinação (Covid-19), todos na versão original, já que não será preciso deixar cópia de nenhum documento.

Documentação para inscrição na reserva de vagas:

Para se inscrever na reserva de vagas, a pessoa deve apresentar a seguinte documentação:

– Declaração atualizada da escola para alunos de escola pública estadual, municipal ou federal;

– Cartão e extrato da conta com o último mês recebido para beneficiários do Auxílio Brasil;

– Carteira ou declaração da Funad para pessoas com deficiência.

Na matrícula pela internet basta anexar um desses documentos junto com os demais (CPF, RG, Carteira de Vacina contra o Covid-19 e comprovante de residência).