Em assembleia, professores de Campina Grande acatam decisão judicial e encerram greve

Apesar da decisão, presidente do Sindicato avisa que a categoria vai permanecer em estado de mobilização.

Assembleia do Sintab em Campina Grande

Os professores da rede municipal de Campina Grande suspenderam nesta quarta-feira (23) a greve da categoria. A decisão aconteceu durante assembleia extraordinária realizada na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), convocada após notificação oficial da Justiça ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab) determinando a suspensão.

Pela decisão judicial, estava previsto multa diária para o Sindicato e corte de ponto dos trabalhadores grevistas.

O presidente do Sintab, Giovanni Freire, enfatizou, entretanto, que os profissionais do magistério permanecerão em estado de mobilização, já que, mesmo com a tentativa de criminalização da luta da categoria, a Prefeitura segue sem cumprir o reajuste do piso nacional de forma integral, desrespeitando a legislação.

“A decisão de suspender a greve não encerra a luta dos servidores. Deixamos claro que não aceitamos as propostas do governo municipal, porque, como já reforçamos, além do prejuízo na carreira, já que as progressões são baseadas no vencimento, pagar em forma de abono levaria um prejuízo irreparável para os aposentados e aposentadas, já que eles ficariam sem a complementação”, explicou o sindicalista.

Giovanni Freire ainda promete novas atividades em defesa do reajuste do piso nacional do magistério em Campina Grande. De acordo com ele, das 17 cidades da base do Sintab, apenas em Campina e Queimadas não houve ainda o cumprimento do reajuste como está na lei.

A categoria pede reajuste integral de 33,24% dos salários de profissionais que estão na ativa, aposentados e pensionistas, conforme oficializado pelo Ministério da Educação (MEC) há duas semanas.

Em contrapartida, a prefeitura de Campina Grande propôs um aumento de 16,62% no salário base para os que estão na ativa mais 16,62% em forma de abono temporário. Dessa forma, até o fim do ano, o aumento seria totalmente incorporado.