Paraíba ocupa 2ª posição em ranking de maior proporção de alunos em tempo integral no ensino médio da rede pública

Dados são do Inep e integram os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021.

Material escolar na mão de aluno. Foto: Beto Silva/TV Paraíba.

A Paraíba atingiu a 2ª maior proporção do país de alunos matriculados no ensino médio, na modalidade de tempo integral, da rede pública de ensino no ano de 2021. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quinta-feira (19), e integram os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021.

No formato de ensino integral, o estudante fica na escola por dois períodos. Sendo assim, pode estudar e manter atividades educativas, culturais e esportivas em outro turno.

Segundo o Censo Escolar, 55,7% dos alunos do ensino fundamental matriculados na rede pública na Paraíba têm ensino em tempo integral. O primeiro lugar desse ranking é ocupado por Pernambuco, com 58,5%. Já a terceira posição, é ocupada pelo Ceará, com 33,2%.

Também conforme o estudo do Inep, a Paraíba é o oitavo estado do país na proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública de ensino fundamental, com 11,4%. Em primeiro aparece o Ceará, com 33,2%.

Dados de alunos matriculados em tempo integral na rede pública de ensino na Paraíba. Foto: Inep/Divulgação.

Taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública do Brasil mais que dobra no mesmo período

Na contramão dos dados positivos obtidos pela Paraíba, a taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública mais do que dobrou no em 2021, também de acordo com os dados do Inep.

No ano de 2020, a porcentagem de alunos que abandonaram as unidades de ensino foi de 2,3%, enquanto que, no ano passado, a taxa foi de 5,6%. O aumento foi de 3,3%.

Já no ensino fundamental, a taxa de abandono escolar subiu de 1%, em 2020, para 1,2%, em 2021. A única rede que não apresentou alta foi a privada.