EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para processo seletivo dos cursos técnicos do IFPB
Inscrições começaram nesta segunda-feira (27) e acontecem até 5 de novembro. São ofertadas 2.224 vagas para ingresso em 2011 nos nove campi da instituição.
Publicado em 27/09/2010 às 11:20
Da Redação
Com Assessoria do IFPB
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Inscrições começaram nesta segunda-feira (27) e acontecem até 5 de novembro.
São ofertadas 2.224 vagas para ingresso em 2011 nos nove campi da instituição, sendo 1.148 vagas nos cursos técnicos subsequentes, para quem já terminou o Ensino Médio, e 1.076 vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
A inscrição deve ser realizada on-line, no link da organizadora da seleção, a Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec): http://www.ifpb.edu.br/compec, onde está o edital com todas as informações detalhadas.
O candidato pode procurar os campi do IFPB em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Patos, Monteiro, Cabedelo, Picuí e Princesa Isabel, onde computadores e pessoal estarão à disposição para orientações.
Provas
As provas acontecem no dia 12 de dezembro, no horário de 8h às 11h para os cursos técnicos subseqüentes e de 8h às 12h para os cursos integrados ao ensino médio.
Nos cursos de Instrumento Musical, os candidatos ainda devem fazer a prova de habilitação específica teórica no dia 22 de novembro e de habilitação específica prática no período de 29 de novembro a 02 de dezembro.
A taxa de inscrição é de R$ 50 para o Técnico Integrado e de R$ 40 para o Subseqüente. É possível solicitar isenção da taxa de inscrição no período de 4 a 15 de outubro, quando deve ser entregue no campus a documentação exigida no edital. Entre os que podem solicitar isenção estão aqueles que cursaram todo o ensino médio ou fundamental em escola pública e quem recebe Bolsa Família.
Das vagas
O IFPB reserva 50% das vagas de cada curso técnico integrado ao Ensino Médio, por turno, para quem estudou durante todo o ensino fundamental em rede pública. Esses devem protocolar documentação comprobatória no período de 4 a 15 de outubro.
No Campus Sousa, há vagas destinadas especialmente a pessoas que vivem em assentamentos rurais ou filhos de assentados. Os medalhistas ouro e prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) também têm vagas reservadas.
A instituição reserva 5% das vagas, nas duas modalidades de ensino, para pessoas portadoras de necessidades especiais, que também devem entregar documentos comprobatórios.
Em cada campus, a instituição está programando para esses candidatos uma palestra sobre o perfil dos cursos ofertados, no dia 4 de outubro.
Nos cursos subseqüentes, em João Pessoa, são 288 vagas; em Cabedelo, são 240 vagas, em Cajazeiras, são 160; em Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel, são 80 vagas para cada. Na cidade de Sousa, são 60 vagas no distrito de São Gonçalo e 30 vagas no município de Aparecida. Em Campina Grande, são 50 vagas.
Cursos
Nessa modalidade, o IFPB oferece os cursos de Pesca; Meio Ambiente; Edificações; Eletromecânica; Manutenção e Suporte de Informática; Mineração; Instrumento Musical, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos; Informática e Agropecuária.
Nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o Campus da Capital paraibana oferta 246 vagas em sete cursos. Em Campina Grande, são 240 vagas em quatro cursos. Em Cajazeiras, são 120 vagas em três cursos. No Campus Sousa, são 120 vagas na Unidade Avançada de São Gonçalo. Nesse distrito e na cidade de Aparecida, o Campus Sousa oferta ainda 15 vagas no Ensino Técnico Concomitante ao Ensino Médio.
Em Patos e Princesa Isabel, são ofertadas 80 vagas em cada. Em Monteiro e Picuí, são 70 vagas em cada. Em Cabedelo, são 40 vagas. Nessa modalidade, são ofertados os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Controle Ambiental; Instrumento Musical; Pesca; Mineração, Petróleo e Gás; Manutenção e Suporte em Informática; Informática; Eletromecânica; Agropecuária, Agroindústria e Meio Ambiente.
Comentários