Isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: resultado dos pedidos é divulgado nesta segunda

Se a solicitação do pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 for negada, o candidato pode entrar com recurso entre 8 e 12 de maio.

Edital do Enem 2023 é divulgado. Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 são divulgados nesta segunda-feira (8), assim como o resultado da justificativa de ausência no Enem 2022. Os resultados podem ser conferidos na Página do Participante. O prazo para pedir a isenção terminou no dia 28 de abril.

A isenção da taxa de inscrição do Enem é destinada para quem se encaixa em algum dos três seguintes requisitos:

  • Ser estudante do último ano do ensino médio em escola pública;
  • Ter sido aluno durante todo o ensino médio da rede pública ou como bolsista integral da rede privada, desde que tenha renda familiar per capita (por pessoa) igual ou menor do que 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
  • Estar em situação de vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.

Se a solicitação for negada, o candidato pode entrar com recurso entre 8 e 12 de maio.

E se o candidato tiver pedido isenção no Enem 2022, mas não tiver feito a prova, era preciso ter entrado na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá a isenção neste ano.

A aprovação ou não do pedido de isenção do Enem ou da justificativa de ausência não garante a inscrição no exame. Independentemente do resultado, será preciso fazer as inscrições normalmente.

Datas de inscrições e provas do Enem 2023

As inscrições para o Enem 2023 acontecem entre os dias 5 e 16 de junho. Já as provas, serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.