Lá Vem o Enem 2021: quatro livros para entender o capacitismo

Você sabe o que significa o termo? Capacitismo é o tema do primeiro episódio do podcast do Lá Vem o Enem 2021.

Foto: Reprodução/Freepik
Lá Vem o Enem 2021: quatro livros para entender o capacitismo
Lá Vem o Enem 2021: quatro livros para entender o capacitismo

Você sabe o que significa ‘capacitismo’? O termo é utilizado para definir preconceito e discriminação para pessoas com deficiência. O capacitismo é o tema do primeiro episódio do podcast Lá Vem o Enem 2021, que estreou na rádio CBN e também no site, nesta segunda-feira (16). Para falar sobre o tema, as convidadas foram Fábia Halana e Suzi Belarmino. 

>> Mais notícias do Lá Vem o Enem 2021

Pensando nisso, selecionamos: 

Capacitismo – O Mito da Capacidade 

Fábia Halana, assistente social e pessoa com deficiência que participa do primeiro episódio do podcast Lá Vem o Enem, recomendou “Capacitismo – O Mito da Capacidade”. O livro foi escrito por Victor Di Marco, que é escritor, cineasta e pessoa com deficiência. 

Na obra, Victor aborda situações capacitistas, ao mesmo tempo em que explora memórias da vida dele. 

Gênero, Deficiência, Cuidado e Capacitismo – Anahí Guedes de Mello 

Fábia Halana também recomendou a dissertação  de mestrado de Anahí Guedes de Mello, intitulada “Gênero, Deficiência, Cuidado e Capacitismo”. A autora faz uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com deficiência. A obra está disponível online, no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Trajetórias educacionais de mulheres: uma leitura interseccional da deficiência – Aldenize Queiroz de Farias 

Outra recomendação de Fábia Halana foi a tese de doutorado em educação de Aldenize Queiroz de Farias. Em “Trajetórias educacionais de mulheres: uma leitura interseccional da deficiência”, Aldenize, que é paraibana e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), traz um olhar feminista sobre a pessoa com deficiência.

O material está disponível online no repositório da UFPB

As pessoas com deficiência na história do Brasil – Emílio Figueira 

No livro de Emílio Figueira, são abordadas questões que envolvem as pessoas com deficiência no Brasil, no decorrer da história. O autor discute, por exemplo, mecanismos de exclusão, políticas de assistencialismo, sentimentos de piedade, caridade, inferioridade, oportunismo, dentre outras, que foram construídos culturalmente. 

Emílio Figueira é psicólogo/psicanalista e tem paralisia cerebral. Além do livro “As pessoas com deficiência na história do Brasil”, ele tem outros escritos sobre inclusão e capacitismo. Um deles, é “O que é educação inclusiva”.