Lá Vem o Enem 2021: Jornal da Paraíba lança segundo tema para correção gratuita de redações

Alunos podem acessar plataforma e enviar texto dissertativo-argumentativo sobre “Caminhos para combater a nomofobia entre os jovens do Brasil”.

(Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo)

Os usuários que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio poderão aprimorar ainda mais a produção textual antes do tão esperado dia. Nesta segunda-feira (18), o Jornal da Paraíba libera o novo tema da plataforma gratuita de correção de redações, uma das iniciativas do projeto multiplataforma Lá Vem o Enem.

Nesta segunda edição, os estudantes vão escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre “Caminhos para combater a nomofobia entre os jovens do Brasil”, tendo como base nos textos e imagens que estão no material de apoio.

Esta é mais uma oportunidade para os alunos testarem seu conhecimento. Além do novo tema, o Lá Vem o Enem oferece outra proposta textual para quem deseja aprimorar os conhecimentos na escrita. Por isso, ainda está disponível a correção de redações com o tema “Os impasses relacionados à doação de órgãos no Brasil”, que ficará disponível até que o site atinja 500 avaliações.

Para ter acesso ao sistema, os candidatos interessados poderão se inscrever na página especial criada para a ação. Para quem já tem o cadastro, basta apenas fazer o login, clicar no tema aberto e baixar a folha de redação, que possui um layout semelhante ao oficial. Para os alunos que não possuem impressora, é permitido redigir o texto em uma folha pautada, de caderno tamanho A4.

Com o teste concluído, os estudantes precisam tirar uma foto em boa qualidade e voltar ao Jornal da Paraíba para enviar para análise. Por meio de uma parceria com a MVC Editora, um time de professores da empresa vai fazer as correções apenas nas 500 primeiras de cada tema. Após a análise, o estudante vai receber um relatório com as observações e a pontuação nas devidas competências, junto da nota geral.

Para ajudar os alunos na construção dos argumentos sobre a “Caminhos para combater a nomofobia entre os jovens do Brasil”, a edição desta semana do podcast CBN do Lá Vem o Enem fez uma profunda discussão sobre o assunto, recebendo especialistas e professores convidados.

Antes de usar a plataforma, leia atentamente as instruções de uso do sistema de correção de redações do Jornal da Paraíba.

Sobre o Lá Vem o Enem

Realizado pela Rede Paraíba, o Lá Vem o Enem é o maior projeto regional de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Pela primeira vez, o patrocínio foi fechado com a Faculdade Anhanguera e o Colégio Master.

Neste terceiro ano, as TVs Cabo Branco e Paraíba, a CBN Paraíba, a Cabo Branco FM, o G1 Paraíba e o Jornal da Paraíba estão produzindo conteúdos cross media que informam os candidatos, além de abrir espaço para que professores possam compartilhar assuntos que podem cair nas avaliações que selecionam alunos para as universidades e faculdades brasileiras.

A ação multiplataforma é uma grande aliada dos estudantes. Na TV, o Lá Vem o Enem possui um quadro semanal no Bom Dia Paraíba, apresentado pelo repórter Ítalo Di Lucena às segundas-feiras. No mesmo dia, o jornalista ainda conduz um podcast exclusivo sobre os temas atuais que mais podem cair no exame..

No digital, o projeto conta com editorias no G1 Paraíba e Jornal da Paraíba, com todas as informações sobre o Enem e matérias exclusivas, além da transmissão de aulas ao vivo aos sábados.