Cartão de confirmação do Enem já está disponível; saiba como imprimir

Candidatos que vão fazer a prova nos dias 21 e 28 de novembro já podem imprimir na página do participante.

Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

A primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) acontece nos dias 21 e 28 de novembro, nas versões impressa e digital. Para quem vai fazer a prova nessas datas, o cartão de confirmação já está disponível para impressão.

No cartão de confirmação, o candidato pode conferir número de inscrição e local de prova. Além disso, é possível conferir orientações para a realização do exame, se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada.

Para imprimir o cartão, o candidato deve acessar a página do participante e fazer o login, com CPF e senha. Em seguida, selecionar no menu a aba “aplicação” e clicar em “local de prova”.

Cartão de confirmação do Enem
Foto: Reprodução/Inep

Após selecionar, o assistente virtual vai aparecer e pedir que você confirme se deseja acessar o local de prova. Após o candidato confirmar com “ok. Estou ciente que devo visualizar o local de prova”, o sistema irá abrir o cartão de confirmação. Depois disso, basta descer a página até encontrar o botão “imprimir”.

Veja também  Prouni vai aceitar alunos de escolas particulares sem bolsa de estudos

 

Cartão de confirmação do Enem
Reprodução/Inep

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que o inscrito leve o cartão de confirmação no dia da prova. Afinal, nele o estudante encontra informações importantes sobre o exame.

 

Segunda aplicação

 

Além das provas do mês de novembro, o Enem 2021 terá uma segunda aplicação em 9 e 16 de janeiro de 2022. Desta vez, farão o exame participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição de 2021, no período de 14 a 26 de setembro. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O cartão de confirmação para os candidatos que irão faer a prova na segunda aplicação ainda não foram disponibilizados.