Enem 2021: confira horários de aplicação de provas

Jornal da Paraíba preparou um guia com as principais informações sobre o exame, entre elas: dias das provas, horários e matérias.

O primeiro dia de provas do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  de 2021 acontece no domingo (21). O Jornal da Paraíba preparou um guia com as principais informações sobre o exame, entre elas: dias das provas, horários e matérias.

A Paraíba registrou uma redução de 42,14% no número de inscrições confirmadas para o Enem. Foram 93.452 inscritos para este ano, contra 161.493 do ano passado. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Governo Federal responsável pelo concurso.

Dias das provas

Em 2021, as provas acontecem em dois domingos, nos dias 21 e 28 de novembro.

Horários

Os participantes devem chegar ao local da prova com antecedência no primeiro dia de aplicação, já que os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas e 30 minutos – das 13 horas e 30 minutos às 19 horas (horário de Brasília).

Veja também  Jovem cientista comenta participação no ‘Quem quer ser um milionário’

No segundo diaos portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas – das 13 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos (horário de Brasília).

Matérias da prova

No primeiro domingo, os estudantes vão responder a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.

Já no segundo dia de Enem, o candidato responde 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas.

O que levar no dia da prova

Além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, a máscara de proteção facial é item obrigatório em 2021, assim como foi em 2020.