Lá Vem o Enem: trecho de Seu Pereira e Coletivo 401 é citado em redação de candidata da PB

Candidata introduziu o texto sobre registro civil e cidadania com versos da música “Rabissaca”.

Foto: Divulgação

Uma candidata da Paraíba citou na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) versos da música “Rabissaca” do grupo paraibano Seu Pereira e Coletivo 401. A redação foi aplicada neste domingo (21), no primeiro dia de provas, e teve como tema registro civil e cidadania.

Um trecho de “Rabissaca” diz “Discutindo filosofia, política e coisa e tal/ O mal que a globalização pode fazer/ A quem ainda não tirou carteira de identidade”. Foram esses versos utilizados pela estudante Vitória Diniz para introduzir o texto.

A candidata relatou nas redes sociais que havia citado Seu Pereira em resposta a uma publicação de outro perfil, o Parahyba Threads, que relacionou os versos do grupo paraibano ao tema do texto. Ela escreveu “não ironicamente, eu citei” e publicou uma foto da introdução da redação, presente no caderno de provas que é permitido levar para casa.

Citar músicas, artistas, séries, filmes e outros produtos culturais na redação é recomendável, desde que tenham a ver com o tema proposto. Isso é importante para que o candidato demonstre que tem um bom repertório sociocultural.