Prazo para solicitação de recursos nos casos de indeferimento de isenção nas inscrições no Enem 2022 termina nesta sexta

Também podem interpor recursos os candidatos que não tiveram aceita a justificativa de ausência nas provas do Enem 2021.

O prazo para solicitação de recursos nos casos de indeferimento de isenção nas inscrições no Enem 2022 termina nesta sexta-feira (29). Também podem interpor recursos os candidatos que não tiveram aceita a justificativa de ausência nas provas do Enem 2021.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no dia 6 de maio. Vale ressaltar que a aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame.

Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante, tendo como referência edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep.

Dos 1.949.448 participantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição, 94.721 justificaram a ausência na edição de 2021 do Enem. O procedimento é obrigatório para os interessados que faltaram aos dois dias de aplicação da edição anterior e que desejam ter direito à isenção em 2022.

Quem pode solicitar a isenção

> Estudantes que vão concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;

> Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada;

> Candidatos que têm renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);

> Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por se enquadrarem numa configuração de família de baixa renda.

Conforme o Inep, candidatos que precisaram justificar a ausência da edição de 2021 tiveram o mesmo prazo para fazer a solicitação na mesma página. A justificativa foi necessária para quem precisava solicitar a isenção de taxa em 2022.