Enem 2022: veja tudo sobre prazos, provas e o que fazer com a nota

Jornal da Paraíba preparou um guia com todos os dados indispensáveis aos candidatos.

Provas do Enem – Foto: Divulgação

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 estão marcadas para o mês de novembro. Mas, ate lá, os candidatos precisam ficar atentos a todos os prazos que envolvem desde as inscrições até a divulgação do gabarito.

>>> Veja todos os detalhes do edital do Enem 2022

>>> Saiba com a nota do exame pode ser usada

Por isso, o Jornal da Paraíba preparou este guia com todos os dados indispensáveis aos candidatos. Veja todos os dados abaixo.

Prazos

>> Inscrições: 10 a 21 de maio

>> Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio

>> Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio

>> Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho

>> Provas: 13 e 20 de novembro

>> Divulgação do gabarito: 24 de novembro

Provas

O Enem será aplicado em dois domingos. No dia 13 de novembro, o candidato deverá fazer 45 questões de linguagens (português e língua estrangeira); 45 questões de ciências humanas; e a redação. Já em 20 de novembro, a prova tem meia hora a menos, e serão realizadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

No dia da aplicação das provas impressas, os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. O início da aplicação das provas acontece às 13h30, e encerram às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia de provas. Os horários seguem o fuso horário de Brasília, válido para todas as localidades do país.

Saiba como a nota do Enem pode ser usada

As notas obtidas na prova são o principal meio para garantir uma vaga em universidades de ensino superior nas redes pública ou privada brasileiras e até em instituições de outros países.

Há pelo menos cinco possibilidades para uso das notas do Enem. Veja abaixo como usar o resultado em cada modalidade.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio usado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes para vagas em cursos nas universidades públicas.

Pode se inscrever na seleção, neste primeiro semestre, quem fez o Enem 2021 e tenha tirado nota superior a zero na redação. As inscrições para o Sisu começam em 15 de fevereiro e devem ser feitas no site do programa.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) também é uma iniciativa do MEC. Nesta modalidade, são oferecidas bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.

Podem participar da seleção os alunos que cursaram os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou os que estudaram os três anos do ensino médio com bolsa integral em colégios privados. Também é necessário que o aluno tenha renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ou seja, de R$ 3,636 mil.

Neste primeiro semestre de 2022, as inscrições acontecem entre os dias 22 a 25 de fevereiro pelo site do programa.

Fies

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do governo federal. A modalidade possibilita a oferta de crédito para que estudantes possam arcar com os custos do ensino superior em universidades particulares.

De forma prática, o governo paga a mensalidade do aluno de forma total ou parcial durante todo o curso. No entanto, os recursos devem ser devolvidos com a conclusão da graduação.

Com o crédito, as mensalidades podem tem uma cobertura de entre 50% e 100%, com juros que variam de acordo com a renda do estudante. Neste primeiro semestre de 2022, mais de 111 mil vagas para o crédito estão abertas no país. As inscrições acontecem entre os dias 8 e 11 de março.

Instituições privadas

Instituições de ensino superior particulares podem oferecer desconto nas mensalidades utilizando a nota do Enem. O candidato interessado deve procurar a instituição para saber se ela oferecem a bolsa e quais os descontos.

Universidades internacionais

A nota do Enem também pode permitir que o candidato estude em uma instituição de outro país, já que o MEC possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá.

Os calendários de seleção dessas instituições geralmente diferentes dos do Brasil.