Inscrições para o Sisu 2022.2 começam nesta terça (28); PB tem quase 5 mil vagas

Prazo para escolha dos cursos está aberto até a sexta-feira (1º). Quase 5 mil vagas estão sendo disponibilizadas nas instituições públicas de ensino superior da Paraíba.

Foto: Divulgação

Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições abrem às 0h desta terça e os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior terão prazo curto para realizar as inscrições, que se estendem até 1º de julho.

A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Por meio da consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

As instituições públicas de ensino superior na Paraíba, juntas, irão ofertar4.936 vagas em cursos superiores no segundo semestre de 2022. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irão aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.2 para ofertar as vagas em seus cursos de graduação. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) não aderiu ao Sistema.

Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.