Candidatos podem apresentar documentos de identificação digital nos dias de prova do Enem 2022

Apenas aplicativos oficiais serão aceitos, sendo descartadas capturas de tela de aplicativos como forma de identificação. Provas para os formatos impresso e digital serão aplicadas em 13 e 20 de novembro.

Provas do Enem – Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 será aplicado, nas formas impressa e digital, nos dias 13 e 20 de novembro e, para a atual edição, uma das novidades é que o candidato poderá utilizar documentos digitais como forma de identificação. Anteriormente, apenas documentos oficiais físicos eram válidos.

Poderão ser apresentados, nos locais de prova, documentos como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital ou RG Digital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, reforça que, para fins de identificação, os candidatos não poderão utilizar capturas de tela dos aplicativos como meio de comprovação da documentação, sendo válida, apenas, a identificação digital através de aplicativos oficiais.

Após entrar na sala de aplicação do exame, o candidato deverá, como regra, desligar o aparelho celular para realizar a resolução da prova e deve permanecer com ele desligado até o final da prova, sendo passível de eliminação do exame em caso de descumprimento.

Como nas últimas edições, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 13 de novembro, o candidato deverá fazer 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação. Já no dia 20 de novembro, o candidato terá que resolver 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

No dia da aplicação das provas impressas, os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. O início da aplicação das provas acontece às 13h30, e encerram às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia de provas. Importante destacar que os horários seguem o fuso horário de Brasília, válido para todas as localidades do país.

Confira o cronograma:

  • Provas: 13 e 20 de novembro

Horários de aplicação (no fuso horário de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30