Educação divulga período de inscrições do Fies e Prouni para o segundo semestre

Inscrições para os programas serão realizadas em agosto.

Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil/Reprodução

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou o período das inscrições do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2022. Ambos serão realizados no mês de agosto e as inscrições poderão ser realizadas no site do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições para o Prouni serão abertas no início do mês de agosto, entre os dias 1º e 4. Contudo, ainda não foi divulgado o edital da próxima edição do programa, e em breve deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Para o Fies, as inscrições estão programadas para ocorrer entre 9 e 12 de agosto, e o edital do programa já foi divulgado no Diário Oficial da União. 

O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Podem concorrer às bolsas integrais estudantes oriundos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo e, às bolsas parciais, com renda familiar de até três salários mínimos, entre outros critérios legais.

Já o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Para participar, o candidato precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, além de nota igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.

>>> Paraíba tem aumento de 23% no número de inscritos no Enem 2022

Para concorrer a uma bolsa pelo Prouni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ou 2021. Já para participar do Fies, é necessário ter feito o Enem em qualquer edição a partir de 2010.

Para os dois programas, os candidatos devem ter média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.