EDUCAÇÃO
Museu Assis Chateaubriand de CG deixa de funcionar por falta de verbas
Segundo o reitor Rangel Junior, a medida foi de contenção de despesas, para assegurar a manutenção dos serviços essenciais da Universidade.
Publicado em 17/02/2016 às 7:47 | Atualizado em 07/02/2024 às 12:22
A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiu suspender temporariamente o funcionamento do Museu Assis Chateaubriand (MAC). A decisão foi motivada pela necessidade de redução de custos. Segundo o reitor Rangel Junior, a medida foi de contenção de despesas, para assegurar a manutenção dos serviços essenciais da Universidade.
Parcerias com instituições, a exemplo da Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB), serão buscadas pela UEPB para garantir a reabertura do MAC, dentro de uma nova proposta de gestão que otimize a utilização do espaço. Outras instituições serão procuradas para apresentação e discussão sobre a proposta de gestão integrada para o museu.
Nesse sentido, o reitor irá submeter ao Conselho Universitário (Consuni) uma proposta de contrato de gestão para a Fundação Parque Tecnológico para, a partir daí, formar um pool de instituições e empresas, de modo a assegurar a manutenção da finalidade original do museu, ampliando para áreas próximas ou assemelhadas.
Por ano, o Museu Assis Chateaubriand representa uma despesa em torno de R$ 1,2 milhão para a UEPB. Com a suspensão do funcionamento do museu, esse valor será revertido para o pagamento do reajuste do auxílio alimentação e pagamento do auxílio saúde implantado para técnicos administrativos e docentes, conforme negociado no ano passado junto às categorias para o fim da greve; bem como os reajustes de quantitativo e valores das bolsas de assistência estudantil.
Comentários