EDUCAÇÃO
Paraíba tem a 3ª maior concorrência do país no ProUni
Concorrência na Paraíba foi de 20 candidatos por vaga. Estado fica atrás apenas da Bahia e do Ceará.
Publicado em 02/02/2011 às 7:55
Do Jornal da Paraíba
A concorrência para o Programa Universidade para Todos (ProUni) na Paraíba foi de 20 candidatos por vaga, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC). Este número coloca o Estado no 3º lugar do ranking de maior concorrência do ProUni no país, ficando atrás apenas da Bahia e do Ceará.
Na Paraíba, foram inscritos 24.716 alunos neste ano para o programa. Ao todo, foram oferecidas 1.178 bolsas, das quais 838 são integrais e 340 parciais, em 36 instituições de ensino superior em todo o Estado. Segundo o MEC, no primeiro semestre deste ano o número de inscritos para o programa cresceu 17%, atingido a marca de 1 milhão de alunos em todo o país.
Segundo a coordenadora do programa no Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp) e da Faculdade de Tecnologia da Paraíba (Fatec-PB) Jaise Lira, existem atualmente 420 alunos matriculados nas duas instituições vindos do programa.
“Para este semestre, 116 estudantes foram selecionados pelo Prouni para ingressar na Fatec-PB e no Iesp. Depois de pré-selecionados pelo programa, esses candidatos passam por uma entrevista na instituição para a comprovação dos dados informados. Só depois de verificados à adequação dele é que esses alunos são aceitos”, explicou.
A coordenadora informou que esse processo de verificação é importante para garantir que apenas os alunos de perfil socioeconômico adequado sejam beneficiados pelo programa. De acordo com ela, esse processo leva em torno de uma hora para cada candidato, sendo atendidos em torno de dez alunos por dia.
Para o estudante Rondineli Souza, que conseguiu uma vaga no curso de Turismo do Iesp através do Prouni, o programa é importante para a democratização do ensino superior no país. “Acho extremamente importante programas deste tipo, pois eles garantem o acesso a boas faculdades aos alunos que não têm condições de pagar”, afirmou.
O ProUni possibilita o acesso de jovens de baixa renda à educação superior, por meio de bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em cursos de graduação de instituições privadas de todo o país. Para se candidatar ao programa, o estudante deve ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados do exame são usados como critério para a distribuição das bolsas, que são disponibilizadas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.
Leia a reportagem completa na edição desta quarta-feira do Jornal da Paraíba
Comentários