icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Parceria entre TCE e UEPB garante curso ao servidor municipal

Inscrições são gratuitas e começam no dia 16 de agosto e vão até o dia 20 deste mês pelos sites da Famup e do TCE.

Publicado em 07/08/2010 às 9:32

Jacqueline Santos
Do Jornal da Paraíba


Visando à capacitação dos servidores dos municípios paraibanos e, com isso, melhorar a apresentação das contas públicas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) assinou convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a abertura de 150 vagas no curso de graduação em administração pública exclusiva aos funcionários municipais efetivos. A parceria conta ainda com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup). As inscrições são gratuitas e começam no dia 16 de agosto e vão até o dia 20 deste mês pelos sites www.tce.pb.gov.br e www.famup.org.br.

Os candidatos não precisam passar pelo tradicional vestibular e, para concorrer, é necessário apenas fazer parte do quadro efetivo de servidores públicos municipais, ter concluído o ensino médio e não possuir formação superior. Serão contemplados os integrantes das pastas de Administração, Finanças e Planejamento. O curso vai ser promovido pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil).

De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, o objetivo é permitir uma melhor qualificação aos funcionários públicos em nível municipal e reduzir o número de falhas identificadas nos dados das contas apresentadas pelos municípios.

No início, são oferecidas 150 vagas na modalidade a distância, em que os estudantes terão aulas semipresenciais. A UEPB disponibilizou polos em campus situados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Pombal, Itaporanga, Catolé do Rocha e Itabaiana. A maior demanda fica no município de Campina, com 60 vagas, seguido de Pombal (35) e João Pessoa, que tem 20 oportunidades. As aulas estão previstas para ter início em setembro.

“Estamos oferecendo 680 vagas na graduação em Administração Pública, sendo 500 para a demanda social (com ingresso através de vestibular), 150 para servidores municipais, por meio dessa parceria com o TCE e Famup, e mais 30 destinadas ao governo do Estado, que vão beneficiar os servidores da Secretaria da Fazenda”, esclareceu a coordenadora institucional dos programas especiais da UEPB, Eliane de Moura Silva, acrescentando que a iniciativa vem proporcionar formação de profissionais para o desenvolvimento do Estado.

“Hoje, percebe-se que as administrações necessitam de profissionais qualificados na área de gestão pública e, com isso, estamos preparando o nosso servidor faça um melhor trabalho à sociedade, com competência, transparência, e entendendo as novas discussões da administração pública que está interligada não somente a recursos humanos, mas a gestão de pessoas”, complementou Eliane.

A partir da próxima segunda-feira (9), a Famup vai iniciar uma mobilização junto com os gestores municipais, com a finalidade de divulgar o curso. Podem participar servidores de todos os 223 municípios, principalmente aqueles que em localidades do entorno dos polos”, observa o assessor jurídico da Famup, Manoel Porfírio. A assinatura do convênio aconteceu na manhã da sexta-feira (6) na sede do TCE, em João Pessoa. Durante a solenidade, o conselheiro Nominando Diniz disse que essa seria a ação administrativa mais gratificante, por oferecer oportunidade de estudo a pessoas de baixa renda. O edital completo está disponível nos sites da Famup e do TCE.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp