EDUCAÇÃO
UFPB e UFCG vão contratar 95 docentes
Contrato terá validade de seis meses e pode ser prorrogado, a autorização para a contratação de temporários foi dada pelo MEC.
Publicado em 04/02/2012 às 6:30
O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem as universidades federais que poderão contratar professores temporários neste ano, com a respectiva quantidade de vagas que serão abertas. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderá contratar 85 professores temporários, sendo 65 para regime de trabalho de 40 horas e 20 para 20 horas. Já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai abrir dez vagas, cinco para o regime de 40 horas e cinco para 20 horas de trabalho.
Parte dos professores serão integrados a partir de março e o restante no mês seguinte. A contratação vai seguir um modelo escalonado para a chegada dos profissionais, segundo o regime de horas dedicadas à instituição – 20 horas ou 40 horas.
As vagas são para um período de seis meses, sendo que o contrato pode ser prorrogado pelo mesmo período. Segundo o Ministério da Educação, o regime temporário é adotado enquanto o Congresso não aprova um plano para a contratação efetiva de aproximadamente de 19 mil professores para as universidades federais.
Existem atualmente nas universidades federais cerca de 70 mil professores.
A portaria do MEC publicada ontem no Diário Oficial da União prevê a distribuição de 2.823 vagas de contratação. As demais previstas devem ser divulgadas na próxima semana.
No início desta semana, o Ministério da Educação havia publicado uma portaria, em conjunto com o Ministério do Planejamento, que previa a contratação de 3.059 professores universitários para o programa Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Comentários