EDUCAÇÃO
UFPB tem 40% das vagas para escola pública
Estudantes buscam superar as dificuldades e contam com sistema de cotas para ter oportunidade no ensino público.
Publicado em 05/08/2012 às 6:00
Prova de que realmente há disparidade na qualidade do ensino entre escolas públicas e privadas é a reserva de cotas no PSS para alunos oriundos da escola pública. Atualmente 35% das vagas são reservadas para esses estudantes. O presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), João Lins, disse que, a partir do próximo ano, 40% das vagas oferecidas pela UFPB serão destinadas aos candidatos que estudaram os três anos do ensino médio em escolas públicas.
O aluno cotista disputa, inicialmente, as vagas da concorrência geral. Caso a média não seja satisfatória, ele passa a disputar as vagas da cota de escola pública. “Essa divisão mostra que há muita diferença na qualidade do ensino. Caso isso não existisse, não haveria necessidade do sistema de cotas”, destacou. “O que mais se percebe é o desempenho dos candidatos em cursos mais concorridos como direito e medicina”, afirmou. Nas provas de redação também é possível notar essa diferença, conforme informou Lins.
O presidente da Coperve disse também que a maioria que tende a entrar na universidade é proveniente de escolas privadas, onde a qualidade do ensino é superior a das escolas públicas. Em João Pessoa, as instituições de ensino particulares costumam oferecer teste vocacional e acompanhamento psicológico com os alunos. Há toda uma preparação para a escolha de qual profissão seguir. Enquanto isso, alunos de escolas públicas, muitas vezes, escolhem o curso que apresentou a menor concorrência no vestibular anterior, na esperança de terem mais chances de ingressar na universidade.
Comentários