icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Universidades paraibanas ofrecem 4,7 mil vagas pelo Sisu

Candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano poderão concorrer às vagas.

Publicado em 16/12/2011 às 7:30

Pelos menos 4.758 mil vagas serão oferecidas por universidades públicas paraibanas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso em 2012. Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano poderão concorrer às vagas nas Universidades Federal da Paraíba (UFPB), Estadual (UEPB) e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB).

A UFPB, conforme o pró-reitor de Graduação Valdir Barbosa, disponibilizará 20% do total das oportunidades oferecidas no vestibular 2012. Isso significa 1.600 vagas, número que deverá aumentar progressivamente a cada ano. A ideia, segundo Valdir, é oferecer 100% das vagas através do Sisu no vestibular 2015 (realizado em 2014, mas com ingresso no ano seguinte).

Já a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está disponibilizando, pela primeira vez, 25% das vagas (1.158) através do Sisu, para 43 cursos da instituição. Conforme o assessor da Pró-reitoria de Graduação da UEPB, Vagner Rodrigues, metade das oportunidades será para ingresso já no primeiro semestre e as demais para 2012.2.

“A tendência é chegar a 50% das vagas já em 2013, mas ainda é uma possibilidade, pois precisamos observar se tudo vai ocorrer dentro do previsto este ano”, adiantou o assessor. No IFPB, todas as cerca de duas mil vagas para os 29 cursos superiores da instituição são oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada.

O pró-reitor de Ensino da instituição, Paulo de Tarso, informou que no primeiro semestre serão disponibilizadas mil oportunidades e, para o segundo, a previsão é que o número fique igual ou maior a esse. “Poderá abrir novos cursos”, comentou, acrescentando que o Ministério da Educação (MEC) ainda não definiu quando abrirá a concorrência do Sistema de Seleção Unificada.

“O mês só abre quando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é divulgada, por volta do final de dezembro ou início de janeiro”, estimou o pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp