Jampa respira qualidade de vida; desfrute a cidade com muito mais saúde

João Pessoa inspira cuidados com a saúde graças à sua beleza natural. Unimed lança programa Jampa Saúde com ações gratuitas.

João Pessoa é considerada uma das capitais nordestinas com melhor qualidade de vida. Possui uma diversidade de locais como praças, orla, Jardim Botânico, entre outros, que contribuem para que a população desfrute de uma vida saudável, não somente por causa do clima e das belas paisagens, como também porque são ótimos espaços para a prática de atividades físicas.

“Nasci nessa linda cidade e adoro respirar o cheiro do mar logo cedo da manhã, e ainda costumo fazer uma boa caminhada. Saio das imediações do Hotel Tambaú e vou até o final da praia do Cabo Branco, curtindo a paisagem, exercitando-me e parando para tomar água de coco bem gelada”, contou Juliano Andrade, morador de Tambaú.

É muito comum, principalmente na orla, ver as pessoas praticando algum tipo de atividade, seja nas barras instaladas nas areias, jogando futebol, correndo ou caminhando. Porém, os especialistas alertam sobre a prática de exercícios sem a devida orientação. Antes de iniciar uma atividade física, é importante passar por avaliação de um médico, que vai solicitar exames para averiguar as condições clínicas.

O cardiologista Antônio Eduardo, médico cooperado da Unimed João Pessoa, falou dos cuidados que devem ser tomados no início da atividade escolhida. “Para evitar exageros que provocam sobrecarga, deve-se respeitar os limites do corpo. O mais indicado é realizar a prática de forma progressiva, considerando-se a duração, intensidade e frequência. No caso das caminhadas, por exemplo, as sessões devem ser inicialmente de 30 minutos a uma hora”, esclareceu.

Com o passar do tempo, o corpo vai dando sinais dos benefícios conquistados com a atividade. “Além do controle do peso corporal, os benefícios estendem-se à manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis, promovem o bem-estar psicológico, ajudam no controle dos níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, entre outros”, acrescentou o cardiologista.

Mas, a cautela na prática de exercícios volta-se também para as roupas e calçados. Sem dúvidas, o tênis é um dos acessórios mais importantes. Em caminhadas e corridas, por exemplo, a escolha deles exige mais que um modelo bonito e fabricado dentro dos mais altos padrões de tecnologia, é preciso ter em mente que deve ser considerado também o tipo de pisada, pois há no mercado de calçados tênis específicos para o chamado pé chato ou plano, sem a curvatura normal; pé cavo, cuja curvatura é bastante acentuada e pé neutro, que apresenta o chamado ‘arco’ normal.

De acordo com a educadora física Juliana Bezerra, da Unimed João Pessoa, em caso de dúvidas com relação à suspeita de problemas de pisada,  deve-se procurar um especialista. “Existe o profissional de fisioterapia especialista em realinhamento postural para descobrir, através de uma avaliação específica, se há algum desalinhamento ou má postura que, em muitos casos, podem ser corrigidos através do uso de planilhas anatômicas”, destacou.

Outros acessórios igualmente importantes são as camisetes e meias. No tocante às primeiras, as mais apropriadas são as de modelo regata, manga longa ou curta, de tecido que possibilite melhor evaporação do suor. Já as meias, devem ser preferencialmente de material sintético compatível com o tipo de atividade a ser praticada.Todos esses cuidados necessitam estar associados a uma boa alimentação.

Cuidados com alimentação devem acompanhar as atividades físicas

Os nutricionistas recomendam uma dieta balanceada, com proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Os intervalos entre as refeições têm que ser respeitados, nunca se pode esquecer da hidratação. Aquela garrafinha de água durante os exercícios é imprescindível.

Segundo a nutricionista da Unimed, Paula Bacalhau, antes do treino, o ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos, já após o exercício físico a orientação é alimentar-se de carboidratos e proteínas, além da ingestão de água e isotônicos naturais. “A utilização de água é sempre recomendada antes, durante e depois dos treinos, não esquecendo que existem os isotônicos naturais, como: água de coco e sucos naturais da fruta”, recomendou.

Paula Bacalhau explicou ainda que nenhuma atividade física deve ser praticada em jejum, já que, quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, o organismo não consegue manter a mesma eficiência física. “É importante comer alimentos que contenham açúcar até uma hora antes de começar a praticar exercícios, como os carboidratos (pão, biscoito, fruta, leite, iogurte adoçado, batata, arroz, macarrão ou barra energética). Durante o treino, esses nutrientes fornecerão energia e oxigênio, evitando a fadiga dos músculos. Os carboidratos também precisam fazer parte da refeição que sucede a atividade física. Eles repõem o que foi perdido durante o treino e garantem que você continue disposto no restante do dia”, afirmou Paula.

Jampa respira qualidade de vida; desfrute a cidade com muito mais saúde

População adere ao Jampa Saúde

Pensando em contribuir para que as pessoas tenham a oportunidade de aproveitar o potencial que a Capital oferece no que se refere à qualidade de vida, a Unimed João Pessoa, maior operadora de planos de saúde da Paraíba, idealizou o projeto Jampa Saúde, promovendo oportunidade para que  usufruam de uma série de ações gratuitas, funcionando com a realização da prática de exercícios que acontecem em locais como praças, orla e até em ruas da Capital.

Jampa respira qualidade de vida; desfrute a cidade com muito mais saúdeO presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno, explicou que o Jampa Saúde foi lançado em abril de 2014, sendo um projeto já consolidado que atrai um número de pessoas cada vez maior. As atividades desenvolvidas ocorrem com o acompanhamento de educadores físicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal do apoio.“Nossa proposta é conscientizar as pessoas a respeito dos malefícios provocados pelo sedentarismo e assumir uma postura que leve a uma vida saudável, com mais energia e disposição. É importante ressaltar que no ano passado foram realizadas 11 edições do Jampa Saúde que atendeu e beneficiou 1.544 pessoas”, revelou.

Alexandre Magno, falou ainda que o Jampa Saúde foi pensado para proporcionar momentos coletivos de atividades físicas, promovendo maior bem-estar físico e mental para toda a população da Capital. “Qualquer pessoa pode participar do programa, para tanto, basta comparecer ao local onde será realizada a ação, que sempre é divulgada nos nossos meios de comunicação, como Portal Unimed JP, Facebook, Twitter e Coluna Saúde (publicada, inclusive, no Jornal da Paraíba). A imprensa também sempre nos dá apoio nessa divulgação”, finalizou.

*Esta publicação é publicitária e seu conteúdo é de responsabilidade do anunciante.