Mestre Sabiá vai divulgar capoeira paraibana no exterior

Mestre capoeirista paraibano vai para Alemanha para mostrar todo o gingado da capoeira brasileira.

Da Redação
Com assessoria

O mestre de capoeira paraibano, Sabiá, participará do Encontro Internacional de Capoeira em Hamburgo, na Alemanha, onde também foi convidado para fazer conexões em países próximos como Áustria, Suíça, Itália e França, a fim de se apresentar em oficinas e desenvolver workshops entre 20 deste mês e 25 de novembro.

A capoeira tem se tornado um dos maiores símbolos de resistência e difusão cultural no Brasil e no exterior. Gilberto Gil, enquanto ainda era ministro da cultura declarou que cada capoeirista no exterior é um verdadeiro embaixador da cultura brasileira.

No exterior se conhece o Brasil pelo futebol, pelo samba e agora pela capoeira, pois esta conquistou o mundo, estando hoje em todo território nacional e em mais de 150 países, tornando-se um produto cultural valorizado no exterior. Atualmente, o interesse pela capoeira se aprofunda através de convites para realização de cursos, oficinas e eventos.

Quem é o mestre Sabiá – foi ele quem fundou a Associação Cultural de Capoeira Badauê na cidade de Campina Grande no ano de 1985, desde então seu trabalho junto a esta associação tem transformado a vida de muitos dos seus alunos em verdadeiros cidadãos. A capoeira esteve nas senzalas, nos campos de batalha, nas ruas, nas praças e depois nas academias. Ela é sinônimo de liberdade, por isso tem se espalhado por todos os cantos do mundo.

A capoeira de vadios transformou-se na capoeira dos educadores e artistas e o Mestre Sabiá é um deles, que resistindo como um bom capoeirista a todas as formas de discriminação, com esta arte, vem divulgando a capoeira enquanto cultura popular por mais de 23 anos muitas vezes não recebendo o reconhecimento devido pelos poderes públicos, mas “o pouco com Deus é muito” e hoje seu nome faz parte da árvore genealógica de capoeiristas formados pelos grandes Mestres Baianos, sendo hoje reconhecido por toda comunidade capoeirista nacional e internacional como o Mestre que faz referencia à Paraíba.