Campeonato de Skate conta com alunos da escolinha da PMJP

Alunos participarão nas categorias Mirim, Iniciante 1 e 2 e Feminino, sem cobrança da taxa de inscrição.

Da Secom-JP

Vinte alunos da escolinha de skate promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejer), estão com a adrenalina a mil. É que começa neste sábado (22), a partir das 15h, a 1ª Etapa do Campeonato Nordestino Skateboard Jam Session. Os alunos participarão nas categorias Mirim, Iniciante 1 e 2 e Feminino, sem cobrança da taxa de inscrição.

A excitação dos garotos é alta porque esse é o primeiro torneio de que participam desde o início das atividades da escolinha, em janeiro passado. “Eles treinam todo dia e já fazem manobras difíceis. Estão andando super bem”, diz o instrutor Cassiano Axé. Segundo ele, os skates (todos doados pela prefeitura, em conjunto com a empresa privada Myllys) já foram recuperados para o evento – agora é só mostrar o que foi aprendido nesses três meses de aulas.

A escolinha está inserida no Projeto de Inclusão Radical, parceria entre a PMJP e a Myllys, que tem como proposta a promoção social voltada para crianças e jovens, incentivando a cidadania e servindo como ação de prevenção às drogas. “Os meninos hoje se sentem valorizados. A cada manobra radical que fazem eles são estimulados pelos mais velhos. Já notamos diferença positiva no comportamento deles”, acrescenta Cassiano.

As inscrições para o Skateboard Jam Session são abertas a todos e podem ser feitas até o início do torneio, neste sábado. O evento se realiza no Skate Plaza Manaíra, no bairro de Manaíra, e se estende até este domingo (23). No final do primeiro dia de baterias, haverá shows com a banda Muleque de Rua, Poeta SJ e Pertaz. No domingo à noite, depois da premiação, a festa segue com apresentações da Banda Pé de Coco, Mc Atômico e o convidado especial DJ Sacal.

Campeonato de Skate conta com alunos da escolinha da PMJP

Inclusão social

As aulas da escolinha de skate acontecem às segundas, terças, quartas e quinta-feiras, no período das 17h às 20h, para crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos, no Skate Plaza Manaíra. Nos sábados, há treinos livres e avaliação dos atletas. O tempo do curso pode variar de seis meses a um ano, dependendo do desempenho do alunos.

De acordo com Cassiano, a próxima turma de iniciantes se inicia no mês de outubro. A turma atual, por sua vez, terá outro direcionamento da Sejer. “Eles já estarão com um nível avançado, então serão levados aos campeonatos que surgirem, aqui e em outras cidades. A ideia é formar campeões”, vibra o instrutor.

Para participar da escolinha, os meninos têm de estar matriculados na rede pública de ensino. Mas não são apenas eles que utilizam o local. Crianças e jovens de Manaíra e bairros próximos treinam skate na praça, aproveitando os diversos obstáculos projetados para testar a habilidade e equilíbrio, como rampas e corrimão.