Tininha vence campeonato sul-americano sub-20 de surf

Temporada que terminou neste domingo marca despedida da paraibana líder e atual bicampeã na categoria e a estreia de Samuel Igo no torneio que vale ida à Austrália.

Da Redação
Com Chico Padilha

A paraibana Diana Cristina, a Tininha, de 20 anos, atual bicampeã sul-americana de Surf, ratificou a condição de melhor atleta do continente em sua categoria (até 20 anos) com o terceiro pódio e segunda vitória na temporada 2010. A terceira de cinco etapas aconteceu até este domingo (29) na Praia da Ferrugem, Garopaba, Santa Catarina.

Se continuar nas duas etapas restantes, mais uma em São Francisco do Sul (SC) e outra na Bahia, e repetir suas vitórias, Tininha descartará o terceiro lugar da etapa anterior. Na prova de hoje o vice-campeonato ficou com a catarinense Gabriela Leite, repetindo a classificação do ano passado.

Outro paraibano na prova, Samuel Igo, de 17 anos, é o representante do estado no masculino, estando apenas em seu primeiro de quatro anos possíveis na categoria, briga por uma das quatro vagas em aberto para ir, em dezembro, ao Mundial Sub-20 na Austrália, que terá uma dupla feminina e outros dois vindos com idade exigida do Qualifying aberto (todas as idades) mundial.

Samuel esteve ausente no último Qualifying e, ontem, somou importantes 450 pontos ao garantir as quartas de finais e 13º lugar empatado com Ian Gouveia, filho de Fábio Gouveia. Todos eles que voltam a competir esta semana no mesmo torneio.

Santa Catarina e Santa Catalina

Fábio, aliás, não acompanhou o filho por um motivo especial, 22 anos depois do título mundial inédito para o Brasil, representa novamente o país em um evento da International Surfing Association, agora na Grand Masters, que exige mais de 40 anos e onde ele ontem, em Santa Catalina, Panamá, foi o primeiro na sua bateria de estreia.

Veja também  Basquete Unifacisa anuncia a renovação do pivô Fábio Alexandrino para a próxima temporada