João Pessoa sediará as Olimpíadas Escolares de 2011

Jogos serão realizados no mês de outubro do próximo ano, na categoria de 12 a 14 anos. A categoria de 15 a 17 será em Joinville (SC) e as Olimpíadas Universitárias em Campinas (SP).

Da Redação
Com Secom-JP

João Pessoa foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para sediar as Olimpíadas Escolares 2011 para atletas de 12 a 14 anos. A escolha foi feita após um processo semelhante ao do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos. As cidades que receberão as maiores competições estudantis do Brasil foram anunciadas pelo COB, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (24).

De acordo com o secretário de Esportes do Município, João Curujinha, a escolha de João Pessoa para sediar uma competição desse porte é um reflexo das melhorias implantadas por toda a cidade, como a construção de ginásios poliesportivos, ações na área de transportes, recuperação da orla, entre outras.

"Tanto as Olimpíadas Escolares quanto as Universitárias estão consolidadas no calendário esportivo nacional. Por isso o grande interesse de diversas cidades em receber esses eventos. Esse evento irá movimentar a juventude brasileira, incluindo os jovens de João Pessoa, através da prática esportiva, revelando valores e novos talentos para o esporte brasileiro, além da importância turística para a cidade", destacou.

Em 2011, as competições das Olimpíadas Escolares, na categoria de 12 a 14 anos, acontecem no mês de outubro em João Pessoa. Na categoria de 15 a 17 anos, a disputa será em dezembro em Joinville (SC). No mesmo ano, as Olimpíadas Universitárias serão organizadas em Campinas (SP). Segundo os organizadores, o objetivo da competição é promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país.

As Olimpíadas Escolares mantêm atualmente 11 modalidades (Atletismo, Ciclismo, Judô, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) na etapa de 12 a 14 anos; e 12 modalidades (com o acréscimo do taekwondo) na de 15 a 17. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

As Olimpíadas Escolares e Universitárias são os maiores eventos esportivos envolvendo estudantes do Brasil. Mais de um milhão de jovens participaram das fases regionais, que servem como classificatória para atletas de 12 e 14 anos das Olimpíadas Escolares, encerrada na semana passada em Fortaleza (CE). Na capital cearense, mais de 3.500 atletas disputaram medalhas e tiveram contato com os valores do olimpismo através de atividades culturais, educativas, palestras de atletas olímpicos, entre outras ações.

Seleção

O processo seletivo das cidades-sedes seguiu moldes semelhantes ao do Comitê Olímpico Internacional (COI) na seleção das sedes olímpicas. Em abril deste ano, o COB organizou um seminário para as cidades interessadas, onde foi distribuído Caderno de Encargos das Olimpíadas Escolares, com as condições necessárias para um estado ou cidade candidatar-se para sediar o evento, entre normas, regras, prazos e procedimentos de inscrição e participação no processo.

Por fim, uma comissão de inspeção visitou todas as cidades interessadas. Em João Pessoa, a visita foi realizada em junho deste ano. Durante as visitas, houve várias reuniões com todas as áreas de interesse, além de inspeções aos locais de competição e hotéis oferecidos.