Botafogo inicia ‘Era Maurício’ contra Esporte

Outra novidade do Botafogo para encarar o Esporte é a estreia do goleiro reserva Davi, que ainda não disputou nenhum jogo oficial em 2011.

João Neto
Para o Jornal da Paraíba

O primeiro pensamento que vem à cabeça sobre a partida entre Botafogo e Esporte, que acontece hoje, às 16h, na Graça, é que não há atrativos. Além de o jogo não valer absolutamente nada em termos de pontuação, já que o Belo está classificado e o seu adversário estagnou na quinta colocação, as equipes entrarão em campo com vários reservas. Mas se enganou quem pensou isso, porque o duelo marca a estreia de Maurício Cabedelo como novo técnico do alvinegro.

Por mais que tente minimizar a possibilidade de outro resultado negativo na competição, principalmente pela falta de paciência da torcida, Maurício sabe mais do que ninguém da importância desse confronto, que pode render a ele dias de tranquilidade para trabalhar e uma motivação maior ao grupo para a semifinal diante do Treze, marcada para o próximo dia 5 de maio, em João Pessoa, e dia 8, em Campina Grande.

“É claro que esse jogo não vale mais nada para o Botafogo quando o assunto é pontuação. E espero, inclusive, que os torcedores entendam isso para colaborarem conosco. Até porque o mais importante ainda está por vir, que é o clássico contra o Treze. É um rival que merece todo o nosso respeito, assim como os outros, mas não podemos escolher adversário e tentar a classificação para a final de todas as maneiras”, explicou o técnico.

E se ex-comandante botafoguense, Paulo Moroni, foi demitido com o rótulo de retranqueiro e medroso, Maurício chegou mudando radicalmente a estrutura do time e vai utilizar três atacantes, com Binho, Edmundo e Paulinho Macaíba fazendo a linha de frente. No sistema defensivo, Célio e Valterlan formarão uma inédita dupla de zaga. Já o lateral-direito Carlinhos, que veio do Marília e disputou apenas alguns minutos com a camisa do Belo, fará sua estreia como titular.

“Alguns atletas estiveram presentes em todas as partidas do clube na temporada. E é claro que isso gera um desgaste acima do normal. Preciso de todo o elenco em boas condições para as partidas decisivas”, acrescentou Maurício, que antes de acertar sua vinda para a Maravilha do Contorno esteve à frente do Miramar e do Nacional.

Outra novidade do Botafogo para encarar o Esporte é a estreia do goleiro reserva Davi, que ainda não disputou nenhum jogo oficial em 2011. O objetivo é poupar um dos maiores xodós da torcida, Genivaldo. O arqueiro titular, inclusive, é um dos mais motivados para a segunda fase do Campeonato e o reflexo disso são as suas palavras: “Uma das oportunidades Deus nos deu. Agora outra competição vai começar”.

No Esporte, Marcos Nascimento só define o time antes do jogo deste domingo.