Governo lança previdência para atletas; paraibanos serão beneficiados

Fundo de previdência foi lançado na terça-feira (14). Ele Funcionará de forma similar a outras previdências no mercado, em que o valor a ser resgatado depende de contribuições e rentabilidade.

Da redação
Com Folha Online

A Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) lançou na terça-feira (14) um fundo de previdência complementar dirigido a atletas profissionais. Inicialmente, poderão participar atletas associados aos sindicatos de atletas da Paraíba, de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Num segundo momento, outras associações poderão se tornar instituidoras do plano de previdência privada.

A iniciativa nasceu de discurso feito pelo ex-presidente Lula durante as comemorações do centenário do Corinthians, no ano passado. "É a primeira vez, que eu saiba, que um produto desse tipo, para atletas, é lançado no Brasil", diz Luiz Calado, autor do livro "Fundos de Investimento" e vice-presidente do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).

Funcionará de forma similar a outras previdências no mercado, em que o valor a ser resgatado depende de contribuições e rentabilidade.

"Como o período de contribuição não é muito longo por se tratarem de atletas, a ideia é que eles mantenham o investimento, não resgatem pelo maior prazo possível", explica Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas Profissionais de SP.