Judoca conquista 1ª medalha para PB nas Olimpíadas Escolares

Paraibana foi prata na categoria meio-médio. Rute Santos de Macedo é estudante do Colégio da Polícia Militar,

Da Redação
Com COB

A Paraíba conquistou, na tarde deste sábado (10), sua primeira medalha nas Olimpíadas Escolares 2011. A judoca Rute Santos de Macedo, do Colégio da Polícia Militar, foi prata na categoria meio-médio.

O estado de São Paulo continuou conquistando bons resultados. De manhã, já haviam levado três medalhas de ouro e uma de bronze. À tarde, conseguiram mais duas medalhas de ouro e uma de prata.

Na categoria meio-médio masculino, o paulista Tácio Henrique dos Santos conquistou o ouro em disputa com o gaúcho Gustavo Cação. Com a disputa empatada, o vencedor foi decidido pelas bandeiras dos árbitros. Da mesma forma foi decidido o feminino meio-médio, que teve como campeã, a gaúcha Giovanna Pernoncini. Os ouros da categoria médio foram para o paulista Sérgio Júnior Eugênio e para a atleta do Espírito Santo, Kamilla Silva.

Kamilla ficou muito emocionada com o resultado alcançado, devido à sua superação. "Eu voltei de lesão agora, fiquei fora do brasileiro, rompi os ligamentos da virilha, fiquei um tempão sem treinar, aí fui pra seletiva do meu estado, ganhei e aqui me superei, eu não estou acreditando, não dá para acreditar", revelou a atleta.

O técnico do Espírito Santo, Miguel Agrizzi, contou que o objetivo da delegação do seu Estado é continuar conquistando medalhas e destaque no cenário do judô nacional. "No futuro, desses atletas, a tendência é compor a seleção brasileira. Eles pensam nisso, mas ainda tem muito chão pela frente, considerou".

O paulista Tácio José da Silva, atual campeão paulista, brasileiro e sul-Americano em sua categoria, destacou o alto nível da competição. "Como sempre meu peso é bem disputado e já comecei com uma luta bem difícil. E agora eu ganhei na bandeira, foi suado mas consegui", contou. Seu técnico, Paulino Tohoru Namie tem esperanças de ver os atletas com um futuro de sucesso. "Eles têm talento, só precisa ser trabalhado, eles são crianças e ainda estão desenvolvendo a parte técnica, a parte física e o crescimento", afirmou.