Times nordestinos em busca do acesso

Times da região mostram força nas divisões de acesso do futebol brasileiro. 

No ano em que a CBF confirmou a volta do Campeonato do Nordeste para 2013 (será mesmo?), os times da região mostram força nas divisões de acesso do futebol brasileiro. Se na Série A Bahia e Ceará ainda brigam contra o rebaixamento, a realidade nas outras divisões é bem diferente.

Começando de baixo para cima, o Santa Cruz não conseguiu o título da Série D (perdeu a decisão para o Tupi por 2 a 0, no último domingo), mas conseguiu o principal objetivo, que era subir. O tricolor pernambucano garantiu o acesso com dois empates diante do Treze (3 a 3 em Campina Grande e 0 a 0 no Recife).

Além do vice-campeonato, o Santa termina o ano como campeão de público nas quatro divisões do futebol brasileiro, com média superior a 40 mil pessoas nos jogos realizados no Arruda.

Tupi, Santa Cruz, Oeste de Itápolis e Cuiabá foram os times que conseguiram o acesso.

Na Série C, mais um nordestino chega à decisão. É o CRB, que vai em busca do primeiro título nacional de sua história na final contra o Joinville.

Além do alvirrubro alagoano, outro nordestino que carimbou o acesso foi o América-RN. No último domingo, o Mecão fez 2 a 1 no Paysandu e garantiu a classificação para a Série B em 2012. O Papão, por sua vez, amargará mais um ano na Terceirona.
CRB e América-RN são bem conhecidos do torcedor paraibano, pois foram adversários do Campinense na primeira fase da Série C.

Além de CRB, Joinville e América-RN, o Ipatinga também subiu de divisão.

Chegando à Série B, o Náutico confirmou o acesso no último sábado, mesmo com a derrota de 2 a 1 para o Boa Esporte, em Varginha. O Timbu se garantiu graças aos tropeços de Bragantino e Vitória, ambos jogando em casa.

Quem também se deu bem na rodada foi o Sport, que também contou com as derrotas dos rivais para chegar ao G-4, faltando apenas uma rodada para o fim da Segundona. O Leão voltará à Série A em caso de uma vitória simples diante do já rebaixado Vila Nova-GO, na última rodada, em Goiânia.

Portuguesa (campeã) e Ponte Preta também já estão garantidos na elite do próximo ano.

Para não dizer que tudo deu certo para o futebol nordestino, dois times foram rebaixados de divisão – Salgueiro (Série B) e Campinense (Série C). Icasa e ASA lutam para não cair na Série B.