Festival Nacional de Capoeira será aberto hoje em JP

Evento servirá também para a formação de quatro mestres, três contra-mestres e quatro professores.

João Pessoa vai se transformar, de hoje até o próximo domingo, na capital brasileira da capoeira. É porque a cidade receberá o Festival Angola Comunidade 2011, que contará com a presença de profissionais da modalidade de vários estados. O evento servirá também para a formação de quatro mestres, três contra-mestres e quatro professores.

O encontro está previsto para acontecer em três bairros diferentes, começando pela Casa Capoeira Angola, que fica no bairro dos Novais. Depois, o festival vai para a escola Piolim, no Róger, e, por último, para a Acadepol, em Mangabeira. Em todos os locais, além das apresentações da luta, haverá palestras e algumas atividades destinadas às crianças.

A coordenação do evento fica por conta de Inaldo Ferreira Lima, mais conhecido como Naldinho, que se divide entre a capoeira e a carreira de policial militar. Naldinho desenvolve um trabalho reconhecido internacionalmente junto as crianças carentes de João Pessoa. Ele utiliza o esporte para tirar os jovens do convívio com as drogas e as bebidas alcoólicas.

“A Paraíba ainda é nova na capoeira, e por isso, trata-se uma oportunidade única de desenvolver o esporte ainda mais no Estado. Estamos com um projeto que vem crescendo de forma surpreendente. Basta saber que, atualmente, contamos com mais de 100 crianças, que aprendem não só a luta, como também os conceitos de cidadania”, comentou.

Esperando a presença de cerca de 150 profissionais da área, incluindo representantes de São Paulo e do Rio de Janeiro, Naldinho comentou que “a modalidade viveu um ano de evolução considerável em João Pessoa”.