Após 19 anos de jejum, Auto Esporte conquista um título

Time conquistou a Copa Paraíba e de quebra ainda garantiu a vaga para uma das principais competições nacionais, a Copa do Brasil.

Este ano foi um dos anos mais importantes para a história do Auto Esporte. Depois de quebrar um jejum de títulos que já durava 19 anos (a última grande conquista havia sido o Paraíba), o time conquistou a Copa Paraíba e de quebra ainda garantiu a vaga para uma das principais competições nacionais, a Copa do Brasil.

Mas a vida do Macaco Autino não foi só flores em 2011. A péssima campanha no Paraibano fez a torcida desacreditar no time. Foram 18 jogos, apenas três vitórias, seis empates e nove derrotas. O detalhe é que o time não conseguiu vencer nenhum jogo nas últimas nove rodadas da competição. Resultado: somou apenas 15 pontos e ficou a três da zona de rebaixamento.

O “baque” parece que surtiu efeito moral na diretoria, que resolveu fazer mudanças. A primeira foi contratar o técnico Ramiro Sousa. A promessa da diretoria, na época, era montar um time competitivo para a conquista do título da Copa Paraíba.

E conseguiu cumprir. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota. O time conseguiu se classificar para a final em primeiro lugar, o que lhe rendeu a possibilidade de decidir o título dentro de casa contra o Treze.

O primeiro jogo, no Amigão, terminou na vitória do Treze por 1 a 0. Mas no dia 29 de setembro, a torcida alvirrubra pôde soltar o grito que estava engasgado há 19 anos. O Auto conseguiu reverter o resultado e venceu por 3 a 1, o que garantiu o título ao Colosso Alvirrubro e de quebra a vaga para a Copa do Brasil. A receita de trazer mais da metade do time do CSP deu certo, mas virou um pesadelo ao fim da competição.

Ramiro, então, passou a ser a meta do Auto para a temporada 2012 e manter os jogadores do CSP que ajudaram na conquista era a vontade da diretoria. Começava aí a briga contra o Tigre. O técnico, que havia vindo para o Colosso por empréstimo, chegou a acertar um novo contrato com o time automobilista. Porém, o presidente do CSP, Josivaldo Alves não deixou por menos e tratou de trazer o técnico de volta para sua equipe.

Logo depois, um novo técnico foi anunciado. Maurício Cabedelo, que treinou o Sousa na Copa Paraíba, foi contratado para a temporada 2012 e outras série de contratações começam a ser feitas de acordo com pedidos do novo treinador. No dia 8 de dezembro, Klécius Gomes, que esteve à frente do clube desde 2008, deixou a presidência e Watteau Rodrigues foi eleito o novo representante alvirrubro. A eleição, que teve a presença de apenas 14 conselheiros, parecia ser tranquila já que tinha candidato único.

Mas o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Benedito Honório, que deveria entregar o cargo naquele mesmo dia, se revoltou e conseguiu uma liminar que suspendia toda a eleição. O motivo era que seu mandato só acabaria no dia 14 de dezembro e segundo ele, o clube passaria a ter dois presidentes. E é nesse impasse que o Auto fecha o ano e se prepara para um 2012, que promete também ser histórico. (Globoesporte.com)