Copa SP abre nesta terça a temporada do futebol

O futebol paulista não esteve na final da Copa São Paulo em apenas quatro oportunidades.

A Copa São Paulo de Juniores será iniciada nesta terça-feira com a esperança do futebol paulista em retomar o controle. Em 42 edições, os clubes da casa venceram 24 edições, enquanto os representantes de todos os outros estados ganharam 18 vezes. No entanto, o Flamengo é o atual campeão.

O futebol paulista não esteve na final da Copa São Paulo em apenas quatro oportunidades. Por curiosidade, a última foi no ano passado, quando o Flamengo assegurou o troféu na final contra o Bahia.

Corinthians e São Paulo aparecem como as maiores esperanças entre os paulistas. O Timão é o maior campeão da história, com sete conquistas em 14 finais. Já o São Paulo faturou três vezes, mas vem com a promessa de uma preparação forte.

Já o Palmeiras entra no torneio mais uma vez com a esperança de acabar com o jejum. O time de Palestra Itália é o único grande do estado que nunca ganhou – perdeu a final duas vezes, em 1970 e 2003.

O maior jejum entre os grandes campeões da Copa São Paulo pertence ao Fluminense. Em seis decisões, o time das Laranjeiras ganhou em cinco oportunidades. Todavia, não levanta o troféu desde 1989.

A edição 2012 da Copa São Paulo terá 96 clubes, divididos inicialmente em 24 grupos. Na primeira fase, vão se classificar o vencedor de cada chave e os oito melhores segundos colocados.

O representante paraibano na competição é o Santos de Tereré, que garantiu vaga ao conquistar a Taça Paraíba sub-18. A estreia será amanhã, diante do poderoso Corinthians, em Jaguariúna, pelo Grupo M.