Chega ao fim a Era Guardiola no Barcelona

Pep Guardiola deixa o Barcelona ao término desta temporada e será substituído pelo seu auxiliar, Tito Vilanova.

Comandante do time que encantou o mundo do futebol nos últimos anos, o técnico Pep Guardiola vai deixar o Barcelona ao término desta temporada e será substituído pelo seu auxiliar, Tito Vilanova. O anúncio de sua saída da equipe blaugrana foi feito ontem, na mesma semana em que o Barça foi eliminado pelo Chelsea nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

“Quatro anos no Barcelona é uma eternidade, um desgaste muito grande. No final de dezembro eu comuniquei à diretoria que o final de meu ciclo estava chegando, mas não pude dizer isso aos jogadores. Havia decidido minha saída há algum tempo”, revelou Guardiola.

A saída do treinador já era adiantada pela imprensa espanhola, mas o rápido anúncio de seu substituto foi surpreendente. Entre os candidatos para a vaga aberta, o mais citado era Marcelo Bielsa, que está no Athletic Bilbao e é considerado por Guardiola o melhor técnico do mundo. No entanto, o time espanhol optou por manter a mesma filosofia de trabalho do antecessor e preferiu promover Vilanova.