Judoca paraibano treina para disputar Circuito Europeu

De olho na Seleção Brasileira de Judô adulta, atleta paraibano treina para disputar o Circuito Europeu de Judô Sub-20, na França.

O judoca paraibano Delan Monte, de apenas 19 anos, viajou ontem para dar sequência à prepararação para a disputa do Circuito Europeu de Judô Sub-20, que acontece em Lyon, na França, nos dias 12 e 13 de maio, e em Kiev, na Ucrânia, nos dias 19 e 20 do mesmo mês. Antes de embarcar para a Europa, o judoca foi para Atibaia, no interior de São Paulo, onde passará quatro dias em preparação.

Delan conquistou o direito de disputar o Circuito Europeu após vencer uma seletiva realizada em Goiânia, no dia 18 de março deste ano. Além de ir para a Europa, o meio-pesado (categoria até 100kg) também ganhou uma vaga no Pan-Americano de Judô Sub-20, que acontece em setembro, na Guatemala.

O jovem judoca paraibano falou sobre suas expectativas para a competição e garantiu que vai com tudo para o Velho Mundo para trazer uma medalha ao Brasil.

“Eu estou treinando muito forte. Além de estar mais forte, eu também estou mais focado e mais experiente. Já sei o que posso ou não fazer, como devo me comportar nas lutas. Estou preparado para trazer uma medalha e estou sentindo que desta vez ela virá, se Deus quiser.

Apesar da confiança, o atleta elegeu um possível adversário como um dos mais difíceis a ser batido: o belga Thomas Nicksorov. Segundo Delan, o judoca da Bélgica é um dos mais fortes e já vem dando trabalho desde o ano passado. Ambos têm a mesma idade.

Delan ainda falou que precisa se sair bem nessas competições para conseguir ingressar na Seleção Brasileira de Judô adulta. Uma boa atuação na Europa, as chances de entrar na seleção são grandes e consequentemente ele passa a disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

“Eu preciso me sair muito bem agora, para no ano que vem entrar na seleção para tentar disputar uma vaga nas olimpíadas.

Preciso competir e ir somando pontos, porque atualmente o critério para selecionar um judoca que irá representar o Brasil em qualquer olimpíadas é a pontuação”, disse o atleta, que também pensa nos jogos Pan-Americanos de 2015, que acontecem em Toronto, no Canadá.

Em relação ao frio que pode enfrentar na Europa, principalmente na Ucrânia, Delan disse que vem se preparando para isto. Ele afirmou que corre todos os dias em um ambiente com ar-condicionado.

“Eu corro todos os dias o maior tempo possível, porque eu acredito que o diferencial está na preparação física, porque a técnica do judô é praticamente igual a de todos competidores, por isso estou me preparando melhor fisicamente”, revelou o judoca.