Fluminense e Botafogo começam a decidir o Carioca

Fluminense e Botafogo fazem o primeiro jogo da final do Carioca neste domingo

Fluminense e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h, no Engenhão, na partida que abre a decisão do Campeonato Carioca. O Tricolor conquistou o primeiro turno, a Taça Guanabara, batendo o Vasco na final por 3 a 1. O mesmo placar que o Alvinegro aplicou nos vascaínos para ganhar a Taça Rio, segundo turno.

Os dois times se enfrentaram em duas ocasiões no Estadual deste ano, empatando sempre por 1 a 1. Só que no duelo válido pelas semifinais da Taça Guanabara, o Tricolor ganhou na disputa de pênaltis.

A final deste ano pode ser considerada histórica, pois apesar de reunir dois clubes de tradição, a última vez que eles decidiram o torneio foi em 1971, quando o Tricolor ficou com o título. Naquela ocasião o triunfo foi por 1 a 0, com um gol cercado de polêmica, já que os botafoguenses reclamam até hoje de uma falta do lateral Marco Antônio no goleiro Ubirajara. Se o Fluminense ganhou aquela edição, na última final entre eles quem levou a melhor foi o Glorioso, que fez 1 a 0 ganhando a Taça Rio de 2008.

A última vez que o Botafogo ganhou o Estadual foi em 2010, de maneira direta, tendo ganhado os dois turnos em feito repetido pelo Flamengo no ano passado. Já o Fluminense não ergue a taça desde 2005. Os dois times chegam com moral para esta decisão. O Glorioso está invicto no ano, mas sabe que vai ter uma pedreira pela frente.

“O time do Fluminense tem muita qualidade, jogadores experientes e atravessa um grande momento. A nossa expectativa é a de dois jogos muito equilibrados e decididos nos detalhes”, disse Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo.

A preocupação entre os times é recíproca. “Acho que nós temos que neutralizar os pontos fortes do Botafogo. Trabalhamos isso ao longo da semana, mas sabemos que os problemas serão enormes mesmo assim”, emendou o zagueiro tricolor Gum.

As duas equipes fazem mistério quanto à escalação. No Fluminense, o volante Diguinho, que se recupera de uma torção no tornozelo direito, e o meia Wellington Nem, ainda lutando contra um estiramento grau 2 no bíceps da coxa direita, estão vetados. O meia Thiago Neves, com entorse no tornozelo esquerdo, está praticamente descartado, embora Abel ainda acredite em sua escalação.

Assim, Valencia e Jean formarão a dupla de volantes, enquanto que a criação de jogadas tem apenas Deco assegurado. Seu companheiro pode ser Lanzini, Araújo, Wagner ou até mesmo Marcos Junior, destaque do time vice-campeão da Copa são Paulo de Juniores.

Pelo lado do Botafogo, o goleiro Jéfferson, recuperado de uma contusão no cotovelo esquerdo, o volante Renato, livre de uma entorse no tornozelo esquerdo, o meia Fellype Gabriel, que não tem mais o inchaço no joelho direito, e o atacante Loco Abreu, que não sente mais dores na coxa direita, vão a campo.