F-1 estreia na Europa e na casa de Alonso

Circuito de Barcelona é um dos mais conhecidos de todos.

Após quatro etapas com quatro pilotos e equipes diferentes como vencedores, a temporada 2012 da Fórmula 1 desembarca no continente europeu para uma série de corridas. A primeira delas, neste domingo, será no Circuito da Catalunha, sede do Grande Prêmio da Espanha.

Palco de testes da pré-temporada, o circuito de Barcelona é um dos mais conhecidos de todos, e costuma ser considerado como representativo da performance relativa dos carros. Para este ano, porém, em vista do equilíbrio e da imprevisibilidade que a categoria adquiriu, poucos se arriscariam a fazer um prognóstico.

McLaren, Ferrari, Mercedes e Red Bull já venceram uma prova cada em 2012. Sauber e Lotus mostraram muita consistência e estiveram próximos de vencer. Seis equipes, doze pilotos com chances reais de vitória. Fato inédito na história recente da categoria.

“Nossa performance em Barcelona durante os testes de inverno foi promissora, mas durante a temporada ainda está difícil de avaliar. É difícil prever quem estará na frente”, afirmou o inglês Lewis Hamilton.

O fato é que o GP da Espanha é na casa de Fernando Alonso e o Príncipe das Astúrias não quer deixar passar a oportunidade de fazer a festa em casa. Ainda mais porque a Ferrari (assim como outras equipes) promete um pacote aerodinâmico novo para esta corrida. “Estaremos mais competitivos. Não tenho dúvidas disso”, arriscou Alonso.

A Ferrari sabe que uma boa corrida é crucial para o restante da temporada. Caso contrário, pode ser mais um ano jogado fora. A largada para o GP da Espanha está marcada para as 9 horas da manhã deste domingo, com transmissão ao vivo da rede Globo.