E agora?

Após conquistar o inédito título da Libertadores, Corinthians convive com a ameaça de perder estrelas. 

O dia seguinte ao título da Copa Libertadores foi de festa para torcedores e jogadores do Corinthians, mas pode antecipar uma debandada de alguns deles nos próximos dias. Visados pelo mercado internacional em virtude das conquistas recentes, o elenco do Timão já sofreu uma baixa – o zagueiro Leandro Castán, vendido ao time da Roma. Contra o desmanche, o técnico Tite garantiu que não deseja a saída do zagueiro e que só a manutenção do elenco pode contribuir para novas conquistas.

“Não me despedi do Castán ainda. Se depender de mim, amarrava ele no pé da mesa e não saía nunca”, discursou o comandante do Timão, quando informado de que o defensor já havia se despedido do elenco do Corinthians nos vestiários do Pacaembu. Nesta quinta, por meio do Twitter, o goleiro Julio César desejou sorte ao ex-companheiro no futebol italiano.

Como amarrar Castán no pé da mesa não pagaria os cerca de R$ 13 milhões que serão depositados pela Roma na conta do Corinthians – o clube paulista detém 100% dos direitos do zagueiro -, Tite já pensa no futuro e não conta com outras baixas no elenco que já inicia a preparação para o Mundial de dezembro.

“É inevitável acontecer assédio, mas para o Corinthians permanecer forte, a manutenção é importante”, analisou o comandante, para depois explicar o raciocínio: “A manutenção da equipe e o acréscimo de qualidade tem que ser sempre um objetivo. Eu cobro muito da comissão técnica, estou sempre mexendo com essa zona de conforto, de confiança, cutucando os jogadores para que possam melhorar. Assim deve ser o conjunto, tem que buscar qualificação”.

Alex também está muito perto de se tornar o segundo titular a deixar o Corinthians após a conquista da Libertadores. O meia recebeu proposta de um clube do Catar no valor de R$ 16 milhões e pode acertar sua transferência nos próximos dias.

Paulinho e Ralf, que tem recebido ofertas milionárias, são outros que podem deixar o Timão, assim como Gilsinho, Liedson, Ramon, William e Cachito Ramírez, estes últimos sem tanta visibilidade.

RESERVAS
Ontem, hoje e amanhã. O Corinthians tem três dias de descanso até o jogo contra o Sport, marcado para domingo à tarde. Mesmo assim, em festa pela conquista do título inédito da Copa Libertadores, o time que entrará em campo na Ilha do Retiro será de novo reserva.

Mesmo a equipe estando em penúltimo lugar na competição, com quatro pontos ganhos em cinco jogos, a festa dos titulares será estendida até o fim de semana. É possível que eles se reapresentem somente na segunda-feira.

“Na sexta-feira a gente começa a analisar os jogos do Sport.

Vamos com a mesma equipe que enfrentou o Palmeiras, não deve ter mudança”, antecipou o auxiliar técnico Cléber Xavier.

O Corinthians está na zona de rebaixamento do Brasileirão com apenas quatro pontos ganhos em seis partidas – tem um jogo a menos depois que a CBF adiou a partida contra o Botafogo, na última rodada.