São todos contra eles

As disputas começam neste domingo em Weymouth.

Modalidade que mais deu medalhas para o Brasil na história das Olimpíadas, a vela estreia neste domingo com boas chances de manter o retrospecto. As disputas começam neste domingo em Weymouth. Entre os atletas, Robert Scheidt e Bruno Prada, cotados entre os favoritos para trazerem a medalha de ouro na classe Star, se destacam.

As regatas da Star terão início juntamente com as da classe Finn, que contam com a presença de Jorge Zarif. Os outros representantes nacionais em Londres estreiam depois: Bruno Fontes (Laser Standard) começa a competir na segunda (30), assim como Adriana Kostiw (Laser Radial), Patrícia Freitas (RS:X) e Ricardo BimbaWinicki (RS:X) têm a primeira regata marcada para a terça-feira (31). Já Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470) velejam a partir do dia 3 de agosto.

Scheidt e Prada têm conhecimento de que são os competidores a serem batidos, mas ressaltam que estão preparados para lidar com isso.

“Será uma edição bastante equilibrada dos jogos e acredito que o vencedor será conhecido na última regata, a chamada ‘medal race’ (regata final com pontuação dobrada e sem descarte). Pode ter certeza que será uma decisão apertada, pois no início cada dupla fará sua estratégia, dependendo das condições climáticas. No final terá marcação”, disse Robert Scheidt.

“Estamos bem preparados, 2011 foi um ano excelente, mas favoritismo não garante nada”, observou. Dono de dois ouros e duas pratas em Jogos Olímpicos, Scheidt se tornará o maior medalhista olímpico da história, caso suba ao pódio em Londres.

Atualmente, Torben Grael, também da vela, é o líder, com cinco conquistas (duas medalhas de ouro e três de bronze). Ao todo, a vela já conquistou 16 medalhas olímpicas para o Brasil.

“Não me preocupo em quebrar recorde, mas atingir essa façanha seria maravilhoso, uma consagração. Porém, em Olimpíada, é preciso pensar regata a regata”, frisou Robert.

Já o companheiro Bruno Prada falou um pouco sobre o período de preparação da dupla.

“Somos constantes em qualquer tipo de vento. Treinamos todas as situações. Nossa vantagem pode ser essa, somada também a nossa velocidade no popa”, avaliou o proeiro, que ganhou a medalha de prata em Pequim-08, com Scheidt.

As disputas da vela terminam no dia 11 de agosto, com a final do Match Race feminino. As medal races para as outras classes serão realizadas entre os dias 5 e 9 de agosto.